O Povo News

27 de novembro Dia Nacional de Combate ao Câncer

No dia 27 de novembro, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer, uma data criada para levar informação a respeito dessa doença que mata milhões de pessoas anualmente.

No dia 27 de novembro, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer, uma data criada com o objetivo principal de levar informação sobre a doença para todas as parcelas da sociedade. Essa data foi instituída em dezembro de 1988 por meio de uma portaria do Ministério da saúde .

A importância da criação dessa data está no fato de que o câncer mata milhões de pessoas todos os anos. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, apenas em 2018, surgiram quase 600 mil novos casos de câncer.

Afinal, o que é o câncer?

O câncer pode ser definido como um grupo de doenças que se caracterizam pela multiplicação de células de maneira incontrolável e desordenada, formando tumores. Essas células multiplicam-se e invadem órgãos, podendo, inclusive, atingir outras partes que não a sua de origem. Essa última situação é denominada de metástase.

Quais são as causas do câncer?

O câncer apresenta causas variadas que envolvem fatores genéticos e também ambientais. Entre os fatores ambientais, que incluem aspectos do meio em que vivemos e nossos hábitos de vida, podemos citar a radiação solar, uso de medicamentos, alcoolismo, tabagismo, hábitos alimentares pouco saudáveis e comportamento sexual de risco.

Quais são os principais tipos de câncer que afetam a população brasileira?

Existem mais de 100 tipos diferentes de câncer, mas nem todos ocorrem na população com a mesma frequência. Entre os tipos mais frequentes em nosso país, podemos citar o câncer de próstata, de mama feminino, cólon e reto, de pulmão, de estômago, do colo do útero, da cavidade oral, do esôfago, leucemia, linfoma não Hodgkin, linfoma de Hodgkin, de tireoide, do sistema nervoso central, de bexiga, de laringe, de ovário e de pele

O câncer mais frequente no Brasil é o de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), esse tipo de câncer representa 25% de todos os tumores malignos registrados em nosso país. Depois do câncer de pele não melanoma, em mulheres, o câncer mais comum é o de mama. O segundo mais comum em homens é o de próstata.

É possível prevenir-se do câncer?

Por possuir causas variadas, não existe uma forma verdadeiramente eficaz para prevenir o câncer. Entretanto, adotar hábitos de vida saudáveis pode diminuir significativamente os riscos de desenvolver essa doença.

O Inca criou um folheto informativo com algumas dicas preciosas que podem diminuir a incidência do câncer. Entre os pontos importantes apontados pelo Instituto, podemos citar o fim do tabagismo e uma alimentação saudável. Além disso, é importante fazer exercícios, evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, não se expor ao sol sem proteção, fazer higiene dos dentes e da língua e fazer os exames preventivos regularmente.

Existe tratamento para o câncer?

O câncer possui tratamento e, quanto mais precocemente descoberto, maiores são as chances de cura. Entre as medidas adotadas após a descoberta dessa doença, destacam-se:

Radioterapia: Técnica em que se utiliza radiação para destruir o tumor ou controlar o aumento das células cancerígenas. Ela pode ser feita isoladamente ou em combinação com outro tipo de tratamento.

Quimioterapia: Técnica em que medicamentos são usados para combater o desenvolvimento do tumor. Esses medicamentos, infelizmente, também afetam células saudáveis, o que desencadeia alguns efeitos colaterais desagradáveis, como perda de cabelo, náusea, vômitos e dores.

Cirurgia: Tratamento baseado na retirada parcial ou total do tumor cirurgicamente.

Transplante de medula óssea: Técnica realizada em pessoas em que o câncer atinge células do sangue. O tratamento consiste na transferência de células normais de medula óssea de um doador para o doente.

Veja os órgãos mais afetados pelo câncer

Câncer de ovário, câncer de boca, câncer de cérebro, de laringe, de mama, de mama masculina, de próstata, de pulmão.

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

lula-e-lira
1_g20-35126769
bolsonaro-1
Deam Porto Seguro
IMAGEM_NOTICIA_1
nova-carteira-de-identidade-20191014-1133710293
doleira_nelma_kodama
Cristiano-Zanin-
DHFSHDSH
20240220_091958
Site-Sebrae-Redesoft
csm_crianca_desaparecida_pixabay_8a9c0285ea