O Povo News

21 de setembro Dia do Radialista – Dia da Árvore – Dia Internacional da Paz

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia do Radialista no Brasil. A data foi escolhida para celebrar uma das profissões mais importantes na história da comunicação no país. Foi nesse dia que o presidente Getúlio Vargas assinou o decreto fixando um piso mínimo para os trabalhadores da radiodifusão, que até então não tinham.

Apesar da data ter sido alterada de acordo com a LEI 11.327, de 24.7.6, sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, passando para o dia 7 de novembro, em homenagem ao músico e radialista Ary Barroso, o dia 21 de setembro virou uma data simbólica e é comemorada por profissionais de todo o país.

“O Rádio é o maior companheiro dos meios de comunicação. E isto porque é feito com o coração e consegue falar intimamente a linguagem de cada ouvinte. Ao contrário de outros meios onde a veiculação da imagem rompe a capacidade de imaginação de quem recebe uma mensagem, o rádio permite que cada um se sinta único. Esta magia que o rádio proporciona é feita por pessoas que são a mais importante parte de uma emissora: seus profissionais, os radialistas. Parabéns a estes que levam todos os dias mais felicidade, informação e qualidade de vida para os ouvintes”, falou o presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão e diretor da rede PAMPA Alexandre Gadret.

Dia da Árvore

No dia 21 de setembro, comemora-se o Dia da Árvore em todo o território nacional. Essa data tem por objetivo conscientizar a população sobre a importância dessa grande riqueza natural e foi escolhida por estar próxima ao início da Primavera, que começa no dia 23 de setembro.

As árvores possuem papel essencial na produção de oxigênio. Por meio da fotossíntese, vegetais, algas e algumas bactérias são capazes de transformar a energia luminosa em energia química e fixar o carbono em compostos orgânicos. Durante esse processo, oxigênio é liberado para o meio.

É fundamental que as árvores sejam preservadas e que campanhas de reflorestamento e educação ambiental sejam incentivadas. Proteger o meio ambiente é papel de toda a sociedade e é fundamental que cada um faça sua parte para que as próximas gerações consigam viver em um planeta tão bonito quanto temos hoje.

Dia Internacional da Paz

A comemoração tem como objetivo levar as pessoas a sensibilizarem-se para a necessidade da paz no mundo e para promoverem atos que tenham como resultado, entre outros, o fim dos conflitos entre povos, o cessar-fogo e a consagração da paz mundial.

Todos os anos, um tema é escolhido como reflexão para a data. Confira alguns a seguir.

  • 2021: “Recuperando-se melhor para um mundo justo e sustentável”
  • 2020: “Moldando a Paz Juntos”
  • 2019: “Ação Climática pela Paz”
  • 2018: “O Direito à Paz – Comemoração aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos”
  • 2017: “Juntos pela Paz: Respeito, Segurança e Dignidade para Todos”

O objetivo é que a pessoa faça algo pela paz. Entre outras ideias, pode colocar uma bandeira branca na sua casa, perdoar um amigo, fazer um donativo, juntar-se aos eventos realizados pelo mundo, partilhar a página oficial deste dia ou uma música, como Imagine de John Lennon, nas redes sociais ou assinar petições que circulam pela internet pela paz.

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

escolas-militares-Tarcisio
1f85947b-70d2-4c00-8aab-09fb03a0aff3
Fotos-Feijao-AlmeidaGOVBAApp-Image-2024-06-23-at-10.53
Sao_Joao
Imagem do WhatsApp de 2024-06-19 à(s) 00.15
IMG-20240619-WA0335-678x381
baixados (20)
Capturar
profissional-de-midia-digital
6637297-os-empresarios-apertam-maos-depois-da-reuniao-empresarios-apertam-maos-gratis-foto
Capturar
Imagem do WhatsApp de 2024-06-19 à(s) 07.10