O Povo News

18 de Novembro Dia mundial das Vítimas das estradas – Mortes de Trânsitos

Por iniciativa da ONG Trânsito Amigo, a data foi celebrada no Brasil pela primeira vez em 2007. A partir daí várias entidades e órgãos do (Sistema Nacional de Trânsito (SNT) vêm realizando ações, ainda não de uma maneira conjunta, porém, todos os anos há registros de cerimônias que marcam a data em vários estados brasileiros.

Neste ano, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) está organizando uma convocação para que toda sociedade se uma nessa importante homenagem. A intenção é marcar a data de alguma forma, seja por meio de uma caminhada reunindo não só familiares de vítimas dos sinistros de trânsito, mas também cidadãos que entendem que podemos melhorar a segurança no trânsito para todos que transitam, seja a pé, de bicicleta, num veículo ou mesmo no transporte público.

A proposta é que, entidades do setor mobilizem a sociedade em alguma ação, seja numa caminhada, seja num passeio ciclístico, seja na realização de lives ou mesmo no compromisso de autoridades locais em lançar a pedra fundamental do monumento em memória às vítimas dos sinistros de trânsito que pode ser erguido em todas as cidades do país. O projeto desse monumento foi criado e doado à sociedade pela ONG Trânsito Amigo, há cerca de oito anos.

Lembrando de cada vítima dos sinistros de trânsito no nosso país, estamos convocando a sociedade a agir com mais prudência e se comprometendo a cumprir fielmente as regras do trânsito para que todos possam ir e voltar em segurança em todos os trajetos. Dessa forma vamos evitar que mais mortes e sofrimento acometa as famílias no Brasil e no mundo.

A nova Década de Ação pela Segurança no Trânsito

Em 2021, começamos uma nova Década de Ação pela Segurança no Trânsito e lembrar das vítimas e seus familiares é um ato de solidariedade e também de compromisso por um trânsito mais seguro. Cada cidadão, em sua rua, em seu condomínio, junto à sua família, dentro dos templos religiosos, em seu local de trabalho ou na escolha deve levar a importância da conscientização para um ir e vir mais seguro. Por isso, além das entidades e dos órgãos que compõem o SNT (Sistema Nacional de Trânsito) todos devemos nos comprometer com atitudes que preservam vidas.

No dia 28 de outubro de 2021, o Ministério da Infraestrutura, por intermédio da Senatran, instituiu formalmente o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que é a diretriz governamental para alcançarmos a redução de 50% de mortes e feridos no trânsito até 2030. Com isso, as ações urgentes para buscarmos zero mortes no trânsito já estão delineadas para que governos, entidades e a iniciativa privada possam juntas, reverter esse quadro gravíssimo que há décadas vivemos no Brasil.

O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito de 2021 sela o compromisso do Brasil com a paz e a segurança no trânsito.

 

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

84771690_BRASILBrasilia-DF24-09-2019Sessao-do-Congresso-Nacional-na-tarde-desta-terca-f
Imagem do WhatsApp de 2024-05-28 à(s) 17.21
20240528_190431
Imagem do WhatsApp de 2024-05-27 à(s) 18.15
dfg
OIP (2)
OIF
OIP (1)
66596c63d6477c19d1ff9a36e46d4186
lula-evento-etanol-raizen-24-mai-2024-848x477
fachin-stf
mata-atlantica-petar-foto-daniel-de-granville-conexao-planeta