Franedir Gois/Opovonews
Para celebrar a semana da agricultura familiar a Comunidade Arara, Teixeira de Freitas já tem a tradição de agregar os valores e as riquezas da terra. Une o valor do trabalho do homem do campo que planta e cultiva a lavoura. Une a agropecuária que agrega os animais, o leite e seus derivados. Une a tradição folclórica, que envolve as brincadeiras, as cantorias, histórias e contos do homens e mulheres mais antigas, tais como Orlando Neves, Wilson, Derli e Berli, Dona Fiinha, Martinho Félix, família Procópio, dentre outros.
Na manhã de sábado, 27 de julho a celebração iniciou com o Programa Vozes e Riquezas da Terra, Rádio Caraipe, que enfatizou o valor do homem do campo trazendo os valores e agregados que compõem a Comunidade Arara, seja na agricultura, a agropecuária, além dos valores culturais, religiosos.
A comunidade, representada por Jair, presidente da Associação de Moradores de Arara fez uma demonstração de tudo que foi visto e apresentado na festa. As brincadeiras, cada uma artesanalmente fabricada pelos moradores, sobretudo o carrossel, uma das novidades.
A Ala do parque dos animais é sempre um atrativo para as crianças e todos que gostam da natureza. Uma vaquinha anã, cavalos especiais, galinhas, coelhos. Alceu Gonçalves, junto com a turma está sempre disposta a ajudar no incremento da festa.
A criança vibra com o touro de lata que há três anos vem sendo atrativo para a festividade e o passa tempo da meninada.
A religiosidade é um dos pontos mais crucial da celebração, pois, tudo começou com a missa do AGRICULTOR e hoje se projetou para agregar toda as manifestações que fazem a história da Comunidade Arara.
Homenagem aos desbravadores antigos que são parte da história.
Reginaldo Anunciação, ex-presidente da associação da comunidade fala da produção, e valores apresentado na 12ª festa da Economia Solidária de Arara.
Rúbia é uma artesã que fabrica flores com a palha do milho, faz ornamentações e uma das lideranças da comunidade.
Adelson Anunciação, um líder da comunidade fala sobre a importância da festividade para os moradores e toda a região do Extremo Sul.
As barracas estão repletas de produtos da terra. Membros da comunidade apresentam seus produtos, tudo fabricado na comunidade.
O apoio do vereador Jucélio Silva foi importante para mostrar todo o aparato a festa. As tradições presentes alegrando a todos.