No Brasil, desde 1970, com o decreto Lei nº 1.146/70, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – Incra é o responsável por regulamentar e executar as políticas agrárias no território nacional.
De acordo com os dados do IBGE, do Censo de 2010, 84,4% da população brasileira vive em áreas urbanas e 15,6%, em zonas rurais.
No campo brasileiro se registram também disputas sangrentas pela posse de terra que prejudicam os pequenos agricultores, indígenas e quilombolas.
No entanto, também vem dali os alimentos, e grande parte dos produtos que são exportados e geram riqueza para o país.
A data surgiu com o objetivo de homenagear e conscientizar a população sobre a importância do campo para a economia e existência de uma sociedade. No campo são exploradas diversas atividades, sendo que o destaque vai para a agricultura e pecuária.
Atualmente, um dos grandes desafios do campo, é a geração de alimentos que possam abastecer uma população mundial com mais de 7 bilhões de habitantes, sem causar prejuízos para o meio ambiente.
A exploração consciente e sustentável da área rural é uma tarefa de todo o ser humano e empresa que trabalha direta ou indiretamente com o campo.