O dia 05 de dezembro foi instituído em 1985 pela Organização das Nações Unidas, a ONU, como “Dia Internacional do Voluntário” com a finalidade de promover ações de voluntariado ao redor do mundo. O voluntário é aquele que doa seu tempo e trabalho com o objetivo de apoiar pessoas e causas. Voluntários podem atuar em áreas como saúde e educação, por exemplo, levando suas habilidades a quem enfrenta carência de médicos ou professores.
Também podem defender e auxiliar animais abandonados ou desenvolver atividades de limpeza do lixo jogado em rios. O dia 05 de dezembro, no Brasil, marca ainda o Dia Nacional da Pastoral da Criança, ícone do voluntariado brasileiro. A data comemorativa foi instituída por uma lei de novembro de 2007.
A Pastoral da Criança foi fundada em 1983, na cidade de Florestópolis, Estado do Paraná, pela médica sanitarista e pediatra, Zilda Arns Neumann e pelo então Arcebispo de Londrina, hoje cardeal emérito, Dom Geraldo Majella Agnelo. Conforme decreto de 2006, a Pastoral da Criança é um Organismo de Ação Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB.
Sua atuação tem como base a organização da comunidade e capacitação de líderes voluntários que assumem a tarefa de orientar e acompanhar as famílias vizinhas em ações básicas de saúde, educação, nutrição e cidadania tendo como objetivo o desenvolvimento integral das crianças, desenvolvendo, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político.
As principais ações da Pastoral são o acompanhamento de crianças de zero a seis anos e assistência de gestantes por meio dos voluntários que vivem nas próprias comunidades em que atuam. A ideia é tornar os membros da comunidade agentes de sua própria transformação. O senador Flávio Arns, do Podemos do Paraná, sobrinho de Zilda Arns, morta no terremoto no Haiti em 2010, lembrou os 39 anos do trabalho desenvolvido pela pastoral por meio dos seus voluntários:
A pastoral, neste ano, está completando 39 anos de existência. E até hoje, com mais de 100 mil voluntários, vem acompanhando quase 1 milhão de crianças no Brasil. Imaginem aquela situação de 1 milhão de crianças por ano, hoje muitas daquelas crianças são profissionais, pais de família, atuando na comunidade.
A Pastoral da Criança está presente em todos os estados brasileiros e em países da África, Ásia, América Latina e Caribe. Para se tornar um voluntário da Pastoral, é preciso falar com o coordenador da paróquia de sua região ou entrar em contato pela página na internet pastoraldacrianca.org.br/contato, assinalando a opção “Voluntariado”. Da Rádio Senado, Regina Pinheiro