No dia 3 de setembro é comemorado o Dia do Biólogo, profissional responsável por estudar a vida em todas as suas formas. A biologia é uma ciência fundamental para a compreensão do mundo que nos cerca, e os biólogos desempenham um papel essencial em diversas áreas, como a saúde, a agricultura, o meio ambiente e a tecnologia.
Os biólogos estudam a estrutura, o funcionamento, a evolução, a distribuição e a interação dos seres vivos. Eles investigam desde o nível molecular até o nível global, e suas pesquisas contribuem para o desenvolvimento de novos medicamentos, alimentos, materiais e tecnologias.
O Brasil possui 85 mil biólogos com registro ativo, sendo 2.900 no Paraná. As atuações dos biólogos foram regulamentadas pela resolução nº 10 e resolução nº 227. As principais áreas são de meio ambiente e biodiversidade, com 46 campos, saúde, que possui 26 campos, biotecnologia e produção, com 16 campos, e educação.
O mercado de trabalho para biólogos é amplo, justamente porque a área de Ciências Biológicas estuda todas as formas de vida. Podem trabalhar em indústrias, laboratórios, centros de proteção ambiental, zoológicos e também optar pelas salas de aulas (carreira acadêmica).
O biólogo é o profissional que estuda as diferentes formas de vida, desde a origem, passando pela genética, estrutura e desenvolvimento dos seres vivos. Por isso, a área de Ciências Biológicas é uma das mais amplas e exige muitos anos de estudo e pesquisa.
Dependendo da área que tem mais aptidão, o biólogo pode optar por trabalhar com o estudo dos seres humanos, animais ou plantas (botânica). É comum que, após a graduação em Ciências Biológicas, o biólogo se especialize em uma área por meio de uma pós-graduação e mestrado.
O trabalho dos profissionais da Biologia é extremamente importante, já que, por meio dos estudos e conhecimentos que eles adquirem, podem diagnosticar os impactos das ações humanas no meio ambiente ou ajudar em pesquisas para melhorar condições de vida em um contexto geral.