O Povo News

Zilda Ars fundadora da Pastoral da Criança

Zilda Arns Neumann foi uma médica pediatra e sanitarista brasileira. Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, foi também fundadora e coordenadora internacional da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Uma mulher de coragem! Dra. Zilda viveu para defender e promover as crianças, gestantes e idosos, construir uma sociedade mais justa, fraterna, com menos doenças e sofrimento humano.

Em seu trabalho, sempre aliou o conhecimento científico ao conhecimento e à cultura popular; valorizou o papel da mulher pobre na transformação social; mobilizou a todos, pobres e ricos, analfabetos e doutores, na busca da Vida Plena para todos. Ela costumava dizer: “Há muito o que se fazer, porque a desigualdade social é grande. Os esforços que estão sendo feitos precisam ser valorizados para que gerem outros ainda maiores”.

Morreu dia 12 de janeiro de 2010 no terremoto que devastou o Haiti. Neste mesmo dia discursou sobre como salvar vidas com medidas simples, educativas e preventivas. Fez o que sempre falou: congregar mais pessoas para se unirem na busca de “vida em abundância” para crianças e gestantes pobres.

Deixou sua marca na história do Brasil ao fundar e coordenar a Pastoral da Criança e Pastoral da Pessoa Idosa.

O Projeto de Geração de Renda, que repassa recursos a grupos familiares sem opção de trabalho. A Pastoral capacita essas pessoas na atividade escolhida, que pode ser tanto de produção como de comercialização de produtos, tais como hortas comunitárias, criação de animais, artesanato etc.

Além disso, realizamos um trabalho de alfabetização de jovens e adultos. São cursos destinados a agentes e líderes comunitários. O método é baseado numa pedagogia problematizadora, onde as palavras-chave provêm da própria atividade da Pastoral. Atualmente, há quase trinta mil alunos matriculados nesse projeto.

Atua principalmente nas camadas mais pobres da sociedade, essa Pastoral presta inestimável contribuição na luta contra graves mazelas sociais, como a mortalidade infantil. Por isso, por demonstrar na prática como se deve e se pode contribuir para resolver alguns problemas que atormentam os brasileiros, a Pastoral da Criança ocupa hoje uma posição de destaque na vida nacional. Devido à sua atuação intensa e à sua criatividade no cumprimento de seus objetivos, a Pastoral da Criança é considerada internacionalmente como uma iniciativa que merece ser aplicada em países que enfrentam problemas similares aos do Brasil.

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Imagem do WhatsApp de 2024-07-19 à(s) 06.07
Imagem do WhatsApp de 2024-07-18 à(s) 07.34
OIF
2344er
agora3_33
download
FmxpEXGWQBYF6ba
1000386008-300x200
R
governador-jeronimo-divulgacao-GOVBA-1000x530-1-e1705379913161-1728x800_c
Imagem do WhatsApp de 2024-07-17 à(s) 11.46
R