O r\u00e1dio \u00e9 conte\u00fado que informa e emociona, eterniza momentos e vira refer\u00eancia na vida das pessoas. Para passar uma lupa nas caracter\u00edsticas dos ouvintes e entender com profundidade como se d\u00e1 o consumo e o comportamento nesse meio, a Kantar IBOPE Media apresentou o\u00a0Inside Radio 2019.<\/p>\n
De acordo com o estudo deste ano, o meio alcan\u00e7a 83% dos brasileiros (nas 13 regi\u00f5es metropolitanas onde h\u00e1 aferi\u00e7\u00e3o) e o consumo de horas por dia \u00e9 de 4h33 em m\u00e9dia.<\/p>\n
Para Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil, o estudo refor\u00e7a a relev\u00e2ncia do r\u00e1dio enquanto m\u00eddia, assim como o impacto do meio na vida das pessoas: \u201cO \u00e1udio \u00e9 uma das primeiras coisas que experimentamos na vida, quando ainda estamos no ventre de nossas m\u00e3es. Em um mundo cada vez mais tecnol\u00f3gico e influenciado por algoritmos, o \u00e1udio mant\u00e9m a capacidade de nos humanizar e \u00e9 importante entender isso para explor\u00e1-lo e valoriz\u00e1-lo. E \u00e9 no \u00e1udio que o r\u00e1dio vive e se recria todos os dias\u201d, comenta a executiva.<\/p>\n
A influ\u00eancia do digital<\/strong><\/p>\n
O ser humano cada vez mais conectado impacta tamb\u00e9m em como o conte\u00fado de r\u00e1dio \u00e9 consumido. Por isso, a abrang\u00eancia do meio chega aos mais diferentes devices. A maioria (84%) ainda escuta o r\u00e1dio pelo aparelho comum, enquanto 20% afirmam ouvir pelo celular, 4% por meio de outros equipamentos e 3% pelo computador.<\/p>\n
Essa divis\u00e3o \u00e9 facilmente compreendida quando olhamos os lugares nos quais o meio \u00e9 consumido: 70% dos ouvintes declararam escutar r\u00e1dio enquanto est\u00e3o em casa e 41% fora do domicilio (carro, trabalho, em trajetos ou em outros locais).<\/p>\n
R\u00e1dio para todas as idades, o tempo todo<\/strong><\/p>\n
Enquanto 83% das pessoas escutam o meio, a m\u00e9dia entre os mais jovens \u00e9 maior do que entre os mais velhos. O destaque est\u00e1 entre aqueles que t\u00eam entre 20 e 49 anos, faixa et\u00e1ria que corresponde a 86% entre os que declararam escutar r\u00e1dio nos \u00faltimos 30 dias.<\/p>\n
Outro dado interessante \u00e9 que o consumo de r\u00e1dio acontece o tempo todo, o dia inteiro. O volume de ouvintes \u00e9 bastante equalizado ao longo das 24 horas do dia, ou seja, no r\u00e1dio, o\u00a0prime time\u00a0\u00e9 o dia todo.<\/p>\n
Programa\u00e7\u00e3o: conte\u00fado que informa, engaja e emociona<\/strong><\/p>\n
A programa\u00e7\u00e3o encontrada no r\u00e1dio \u00e9 bastante diversa e, at\u00e9 por isso, agrada a grande maioria das pessoas. Mas entre todos os conte\u00fados dispon\u00edveis, tr\u00eas chamam a aten\u00e7\u00e3o por serem os mais procurados pelos ouvintes: m\u00fasica, not\u00edcias e esportes.<\/p>\n
Para 62% dos ouvintes, a m\u00fasica constitui parte importante de suas vidas. Prova disso \u00e9 que 93% afirmaram terem ouvido m\u00fasica no r\u00e1dio nos \u00faltimos 30 dias. Entre os g\u00eaneros mais executados no primeiro semestre de 2019 est\u00e3o Sertanejo, Pop Internacional, Pop Nacional, Pagode e Gospel.<\/p>\n
J\u00e1 a not\u00edcia \u00e9 o conte\u00fado buscado para 70% dos ouvintes, divididos em notici\u00e1rios locais (93%), notici\u00e1rios nacionais (82%) e not\u00edcias de tr\u00e2nsito (62%). J\u00e1 80% dos ouvintes de esportes afirmaram acompanhar transmiss\u00f5es esportivas ao vivo enquanto 62% escutam not\u00edcias e coment\u00e1rios esportivos.<\/p>\n
Marcas apostam no r\u00e1dio<\/strong><\/p>\n
Mais de 7300 anunciantes, distribu\u00eddos entre mais de 8900 marcas, investiram em publicidade no r\u00e1dio no primeiro semestre de 2019. Desses, 3686 anunciantes s\u00e3o exclusivos, ou seja, que veiculam publicidade somente no r\u00e1dio. Se levarmos em conta as marcas exclusivas, esse n\u00famero chega a 4753. Foram 3541 novos anunciantes no meio no primeiro semestre de 2019 (que n\u00e3o haviam feito publicidade no primeiro semestre de 2018 em r\u00e1dio). Para novas marcas, esse n\u00famero chega a 5207.<\/p>\n
Em um meio plural, \u00e9 normal que marcas dos mais diferentes setores busquem o r\u00e1dio como principal meio de comunica\u00e7\u00e3o com seu p\u00fablico-alvo. Entre eles, podemos destacar Servi\u00e7os ao Consumidor, Com\u00e9rcio, Cultura\/Lazer\/Esporte\/\/Turismo, que, juntos, concentram quase dois ter\u00e7os do investimento (64%).<\/p>\n
J\u00e1 entre as categorias anunciantes nas pra\u00e7as monitoradas, destacam-se Super Hipermercados Atacadistas, Ensino Escolar Universit\u00e1rio e Servi\u00e7os de Sa\u00fade.<\/p>\n
Via:\u00a0Kantar IBOPE Media<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
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