O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), cassou decis\u00e3o do Tribunal Regional do Trabalho da 3\u00aa Regi\u00e3o (TRT-3), sediado em Belo Horizonte (MG), que havia reconhecido o v\u00ednculo de emprego de um motorista com a plataforma Cabify Ag\u00eancia de Servi\u00e7os de Transporte de Passageiros Ltda. A decis\u00e3o determina, ainda, a remessa do caso \u00e0 Justi\u00e7a Comum.<\/p>\n
Segundo a Cabify, o trabalho realizado por meio de sua plataforma tecnol\u00f3gica n\u00e3o deve ser enquadrado nos crit\u00e9rios definidos na Consolida\u00e7\u00e3o das Leis do Trabalho (CLT), pois o motorista pode decidir quando e se prestar\u00e1 servi\u00e7o de transporte para os usu\u00e1rios cadastrados. Entre outros pontos, argumentou que n\u00e3o h\u00e1 exig\u00eancia m\u00ednima de trabalho, de faturamento ou de n\u00famero de viagens nem fiscaliza\u00e7\u00e3o ou puni\u00e7\u00e3o pela decis\u00e3o do motorista.<\/p>\n
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Contratos distintos<\/strong><\/p>\n
Ao julgar procedente o pedido formulado pela plataforma, o relator considerou que a decis\u00e3o do TRT-3 desrespeitou o entendimento do STF que permite outros tipos de contratos distintos da estrutura tradicional da rela\u00e7\u00e3o de emprego regida pela CLT.<\/p>\n
Segundo o ministro, o v\u00ednculo entre o motorista de aplicativo e a plataforma mais se assemelha \u00e0 situa\u00e7\u00e3o prevista na Lei 11.442\/2007, que trata do transportador aut\u00f4nomo, propriet\u00e1rio de v\u00ednculo pr\u00f3prio, cuja rela\u00e7\u00e3o \u00e9 de natureza comercial. Portanto, as controv\u00e9rsias sobre essas situa\u00e7\u00f5es jur\u00eddicas devem ser analisadas pela Justi\u00e7a Comum, e n\u00e3o pela Justi\u00e7a do Trabalho.<\/p>\n
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Fonte: Ascom\/STF \u2013 Foto: Ag\u00eancia Brasil<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
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