O Povo News

Wilson Andrade toma posse no Comitê Consultivo do Fundo Comum de Commodities da ONU

O objetivo do comitê é apoiar projetos em commodities que ajudem a criar emprego, aumentar a renda familiar, reduzir a pobreza e melhorar a segurança alimentar.
Para Wilson Andrade, que também é diretor executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), com a presença de um brasileiro no CC, a Bahia e o Brasil ganham pelo acesso às informações e pela maior interação entre os países no desenvolvimento de commodities. “A Bahia e o Brasil precisam se internacionalizar mais. O Brasil, por exemplo, participa com apenas 1% das exportações mundiais. E este esforço não pode ser só do Governo. Na participação do CC, temos a possibilidade de trazer informações importantes para o Brasil e, com isso, estarmos mais perto das oportunidades. E não apenas pela possibilidade de atração de financiamento, mas pela proximidade com outros fundos da ONU e de países-membros nas áreas sociais, ambientais e econômicas. Além disso, podemos levar a possíveis interessados as demandas da área do agronegócio – o setor que mais ajuda o Brasil a crescer”, explica o empresário.
Os membros do Conselho Consultivo, no total de nove, são selecionados com base em representação geográfica ampla e equitativa, experiência individual em questões de desenvolvimento de commodities, são nomeados como experts por um período de dois anos e podem ser reconduzido uma vez.
O processo de indicação de Wilson Andrade teve início com o Sindicato das Indústrias de Fibras Vegetais no Estado da Bahia (Sindifibras), com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e a Associação Comercial da Bahia; com apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia (SEAGRI). Em nível nacional, apoiaram a Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), a Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (ABIT), a Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), a Câmara de Fibras do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a Associação Sul-Mato- Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore), a Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), a Associação Mineira de Silvicultura (AMS) e a Associação Catarinense de Empresas Florestais (ACR). Em nível internacional, Andrade teve apoio da INFO (International Natural Fibres Organization).
Com essas indicações, o processo foi encaminhado à Secretaria de Relações Internacionais e do Agronegócio do MAPA e ao Departamento Econômico do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e, com isso, foi apresentado ao Fundo Comum de Commodities pela Embaixada do Brasil em Haia (Holanda).
Diretor Executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF) que congrega empresas produtoras de celulose, papel, mineração, energia, móveis e outras que utilizam madeira de florestas plantadas. É sócio controlador da Thoro International, com atividades de trading e investimentos em geral e consultoria nas áreas de recuperação de empresas e implantação de projetos pioneiros para a iniciativa privada e organizações governamentais. Na área internacional, prestou serviços de consultoria para a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), e é Professor de Economia Internacional e Comércio Exterior.
Outros cargos atuais: Cônsul Honorário da Finlândia na Bahia e em Sergipe; Presidente da INFO – International Natural Fibres Organization – Amsterdam; Vice-Presidente do Grupo Intergovernamental de Fibras da FAO; Fundador e Membro da Câmara Setorial de Fibras Naturais no Ministério de Agricultura; Ex-Presidente e Membro Permanente do Conselho Diretor da Associação Comercial da Bahia; Presidente da Bolsa de Mercadorias da Bahia; Conselheiro da Federação das Indústrias do Estado da Bahia; Presidente do Sindifibras – Sindicato das Indústrias de Fibras Vegetais da Bahia; Membro da Coalisão Empresarial brasileira.

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

lula-e-lira
1_g20-35126769
bolsonaro-1
Deam Porto Seguro
IMAGEM_NOTICIA_1
nova-carteira-de-identidade-20191014-1133710293
doleira_nelma_kodama
Cristiano-Zanin-
DHFSHDSH
20240220_091958
Site-Sebrae-Redesoft
csm_crianca_desaparecida_pixabay_8a9c0285ea