O Povo News

Vídeo: Rastro de destruição e rompimento de barragem causam pânico; "tá vindo uma tromba d'água que 'tá' acabando com tudo", disse internauta.

Após as fortes chuvas – somadas ao rompimento de barragens – causarem um rastro de destruição nas cidades de Ubaíra, Jiquiriçá, Mutuípe e Laje no último sábado (25/12), os moradores do chamado Vale do Jiquiriçá entraram em pânico, nesta segunda-feira (27/11), com boatos de que mais água estaria chegando.

A água do Rio Jiquiriçá invadiu as ruas das quatro cidades, deixando centenas de desabrigados e desalojados, além de incontáveis perdas materiais. Na tarde de domingo (26), após a correnteza levar carros, pontes, e o que mais estivesse por perto, as chuvas cessaram e o nível do rio começou abaixar.

Por volta de meio-dia, surgiu a notícia de que ao menos duas barragens, localizadas entre as cidades de Maracás, Planaltino e Irajuba, teriam rompido. Com medo, os comércios da cidade começaram a fechar, mesmo com clientes dentro. Nas ruas, pessoas corriam, gritavam e tentavam subir para os pontos mais altos da cidade.

Um vídeo gravado por moradores mostra a confusão que ficou a Avenida Beira Rio, em Mutuípe, a mais afetada pelas chuvas de sábado. “Pessoal, loucura total em Mutuípe! Avisem que a barragem ‘pocou’. Muita gente chorando, desespero total, correria na Avenida Beira Rio! Vamos avisar a todos mundos pra saírem de suas casas em Mutuípe. Avenida Beira Rio [está] uma loucura! Barragens ‘bocando’ na [localidade de] Barra do Jaguaritu, muita gente correndo”, diz o radialista Anderson Cardoso, que filmou a movimentação na cidade. (veja o vídeo abaixo)

A corrente que se formou no WhatsApp traz ainda outros dois vídeos. Em um deles, funcionários da Coelba alegam que estariam indo para a cidade de Jiquiriç quando receberam a notícia de que a barragem estourou e, então, foram aconselhados a voltar do meio do caminho. “‘Tá’ descendo acabando tudo, ‘tá’ descendo acabando tudo, sai todo mundo da beira do rio. Não chegamos a ver, mas recebi aqui no ‘zap’ e a polícia mandou sair do tudo mundo, mandou não ficar ninguém”, narra o trabalhador.

A corrente que se formou no whatsapp traz ainda outros dois vídeos. Em um deles, funcionários da Coelba alegam que estariam indo para a cidade de Jiquiriça, quando receberam a notícia de que a barragem estourou e foram aconselhados a voltar do meio do caminho.

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

istockphoto-168614830-612x612
líderes-g20
conta-de-luz-fdr-19
1_20191217_04476-7097462
20240411_083923
1_elon_musk_e_alexandre_de_moraes-36035485
Ao-apresentar-um-ou-mais-sintomas-da-Dengue-e-imprescindivel-que-a-pessoa-procure-um-servico-de-saude-para-diagnostico-e-tratamento-adequado
buzu-obitos-1-1
stf-foto-divulgacao
01HV4N7Y4VV8557B82P3QDS2QT
download
incendio-Amazonia1