O Povo News

Uneb faz parceria com o Ministério Público e Quilombolas de Volta Miúda

Franedir Gois/OPovonews

A reitora da Universidade do Estado da Bahia, Adriana Marmori esteve na região do Extremo Sul para consolidar parcerias, para enaltecer a celebração dos 40 anos da Uneb, dentre outras ações que compõe o projeto Reitoria em Movimento.

Na tarde de terça-feira a reitora, junto com sua equipe e membros do Campus X da UNEB, estiveram no Programa Arboretum para assinar um termo de cooperação técnica com a Associação Quilombola de Volta Miúda (Caravelas) e outro com o Ministério Público, para a continuação do Programa Arboretum (Teixeira de Freitas).

“Estamos consolidando uma parceria da Universidade do Estado da Bahia com o Ministério Público afim de trilharmos a continuidade com os projetos do Programa Arboretum e também com as comunidades tradicionais quilombolas da região. Para nós é importante essa ação para inserir nossos estudantes no processo de aprendizagem, nossos pesquisadores e com a comunidade”. Disse a reitora.

A presença dos representantes da Associação Quilombola de Volta Miúda, assim como a representação do Programa Arboretum foi significativa para o processo de cooperação, pois trará para região mais ações para a preservação do meio ambiente e atividades para fortalecer as comunidades tradicionais.

Para a pro-reitora de Extensão da Uneb, Rosane Vieira que enfatiza boa ação do termo assinado e dos resultados da cooperação com a Uneb, ações essas conduzidas pelas professoras Luzeni e Nalva. “Nessa parceria com a comunidade de Volta Miúda, representada por Célio Leocádio teremos 3 grandes eixos: formação para economia solidária, alfabetização para jovens e adultos, relação sustentável com os materiais de construção que compõem a associação de moradores de quilombos. Ampliando a relação com casas de farinha, junto com o outro núcleo da Uneb (Thaba). Esse núcleo trata-se de habitação popular fincado na sustentabilidade e na formação, para que a própria comunidade conheça a forma de produzir seus estabelecimentos, os espaços de sociabilidade. Viemos para oficializar”. Concluiu.

Célio Leocádio, presidente da Associação Quilombola de Volta Miúda assegurou estar feliz ao lado de duas mulheres Luzeni e e Rosane, que foram importantes para assinatura do termo de cooperação. “Temos muito que agradecer, porque nossa comunidade há muito tempo vem travando essa batalha e jamais podemos perder as esperanças porque até então o progresso está chegando e temos que agradecer sim a essas pessoas que estão sempre a nos ajudar”. Finalizou.

Quanto a termo com o Ministério público, Viviane, engenheira florestal e coordenadora de plantios do Programa Arboretum, enaltece a importância da assinatura de cooperação entre as entidades. “Essa cooperação é muito importante porque vai nos ajudar a trazer mais trabalho, mais resultados para ambas instituições. Facilita o trabalho entre estudantes, entre profissionais ligados a cooperação. Hoje está sendo um dia muito importante, por causa disso nos tornamos oficialmente parceiros”. Concluiu.

Para o promotor de justiça Fábio Fernandes Correa, idealizador do Programa Arboretum, o termo é uma renovação de compromisso que há 10 anos passados a Uneb e o Ministério público firmavam um acorde de cooperação técnica que previa a cessão de uma área que constitui a estrutura central do Arboretum. “Passados 10 anos, agora é a hora da renovação, é hora de seguirmos em frente utilizando dessa estrutura que foi criada e felizmente é uma referência nacional quando se pensa em restauração florestal. Isso agrega as comunidades que participam do Programa. Seja na coleta de sementes, na produção de mudas ou que recebem seus plantios. Quem ganha é a comunidade, é a região como um todo”. Relatou.

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

cerveja-bebida-alcool
Imagem do WhatsApp de 2024-06-13 à(s) 11.07
doacao-sangue-960x540
683c7fa5-0533-4870-99f4-bc5f0e1b9ff5-208x260
th
IMG_4219-750x375-1
Festival-Educadora-FM-2024-1-696x870
Untitled-1-1200x762_c
gasolinaabr
cigarro-eletronico
baixados (4)
Imagem do WhatsApp de 2024-06-11 à(s) 14.34