A TV Gazeta, afiliada da Rede Globo no Espírito Santo anunciou que mudará sua grade de jornalismo. Em processo de reformulação os telejornais locais da emissora chegarão ao fim.
A programação unificará o ES1 e o ES2 para 63 municípios do Estado. Assim as TVs Gazeta Sul (Cachoeiro), Norte (Linhares) e Noroeste (Colatina) deixam de ter apresentação local. A partir de 19 de abril as edições do ESTV serão geradas em Vitória.
A direção do grupo Gazeta ainda não informou quantos profissionais serão demitidos.
Vinicius Baptista, o editor chefe da TV Gazeta Norte foi demitido na semana passada:
“A crise nos acertou em cheio.
As mudanças chegaram e tudo virou história para contar”.
A onda de demissões e mudanças nas programações das filiais refletem a crise financeira que a própria matriz passa. Nos últimos anos, a Globo vem anunciando o fim dos contratos com diversos artistas e jornalistas. E recentemente também perdeu direitos de transmissões importantes como a Fórmula 1, Champions League, Libertadores da América, entre outros.
A crise foi instalada com o fim da participação das cotas de publicidade do governo federal e ampliada com a diminuição de propagandas do setor privado no período da pandemia.
A rede Globo e suas filiais foram fomentadoras do #FicaEmCasa, a campanha que arrasou a economia no Brasil, quebrando atividades econômicas e gerando desempregos em massa.
Pelo o que aparenta a crise veio para todos.
SANDRÃO FERNANDES, Redação O Povo News