O Povo News

Teixeira de Freitas – “Terra da Melancia nossa de cada dia”

Franedir Gois/Opovonews
 

Qualquer visitante que passa por Teixeira de Freitas, mesmo fora do período da safra da melancia já compreende que a cidade valoriza a fruta e por conseguinte é dona do título de Cidade da melancia.

Trata-se de uma planta herbácea originária da África. Na África central, a melancia é cultivada há mais de 5000 anos. No Egito e no oriente médio é cultivada há mais de 4000 anos. Na China a cultura foi introduzida por volta do século X, na Europa por volta do século XIII e na América no século XVI foi trazida ao Brasil por negros de origem Banto e Sudanês durante o período de escravidão.

Em Teixeira de Freitas a cidade tem em seu calendário cultural a Festa da melancia e o produto fortalece a economia principalmente no período da grande safra onde surgem muitos empregos, são mais de 70 caminhões carregados saindo da cidade para grandes centros a cada dia. São mais de 150 homens que trabalham no carregamento, além das lojas que vendem produtos agrícolas, os postos de combustíveis, restaurantes e outros setores.

Lembramos de grandes produtores que já tem tradição e há muitos anos estão no ramo: Tequinha, Nagal, Tonhão da Melancia, Colônia japonesa e outros.

Os grandes agenciadores a exemplo de Gil, Valmir, Borracha e outros.

Confira abaixo os vários benefícios no consumo da melancia:

Melancia ajuda na retenção do nível da água: A melancia é uma excelente fonte de água. O Consumo de melancia ajuda na hidratação do corpo reduzindo as tonturas. Além disso, a melancia é Rica em sais de reidratação, electrólitos, como sódio, magnésio e potássio, que podem manter o nível correto da água no organismo.

Melancia é uma excelente fonte de licopeno: O licopeno é um carotenóide, um poderoso antioxidante que ajuda no combate ao câncer. Ele inibe o crescimento de células cancerosas no corpo. O licopeno é deveras eficaz em conter o câncer de cólon, mama, próstata e pulmão.

Melancia previne problemas renais: A melancia é uma rica fonte de potássio, que é útil para desintoxicação do corpo. Ele libera ácido úrico e reduz a formação de cálculos renais. Além disso o alto teor de água na melancia ajuda no bom funcionamento dos rins.

Benefícios da melancia para pressão arterial: A melancia é fonte de magnésio e potássio que são benéficos na redução da pressão sanguínea do corpo.

Benefícios da melancia para coração: A melancia não contém gordura. É uma boa fonte de Vitamina C, beta-caroteno e licopeno. todos estes compostos ajudam na prevenção de problemas cardíacos.

Benefícios da melancia para pele: A Melancia protege contra os radicais livres e, portanto, atua como uma espécie de protetor solar.


 
 

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Ao-apresentar-um-ou-mais-sintomas-da-Dengue-e-imprescindivel-que-a-pessoa-procure-um-servico-de-saude-para-diagnostico-e-tratamento-adequado
buzu-obitos-1-1
stf-foto-divulgacao
01HV4N7Y4VV8557B82P3QDS2QT
download
incendio-Amazonia1
dengue
Lula
SergioMoro-Podemos-Filiacao-Candidatura-Presidente-AlvoaroDias-RenataAbreu-39-scaled-1-848x477-1
1664292344633315f8bf64b_1664292344_3x2_md
20240409_102426
Carros-transito