O Povo News

Suzano Papel e Celulose inaugura programa de apicultura sustentável

 
A Suzano Papel e Celulose, empresa de base florestal e uma das maiores produtoras globais de celulose de eucalipto, realizou a cerimônia de formatura de capacitação com entrega dos certificados e kits de colheita de mel e pólen aos novos agentes apícolas capixabas. O evento marca o início do programa no Estado do Espírito Santo, já consolidado na Bahia e São Paulo. “Queremos fortalecer as comunidades das regiões onde atuamos e sabemos que podemos colaborar, oferecendo  atividades sustentáveis que visem promover  o desenvolvimento sustentável regional.”, comentou Douglas Seibert, gerente executivo florestal da Unidade Mucuri, fábrica da Suzano instalada no Sul da  Bahia.
Os 40 novos agentes apícolas participaram de um curso de formação aberto ministrado pelos profissionais da Ecomel Natureza Pura, responsável pela parte técnica do programa. Durante três dias, os alunos tiveram aulas teóricas e práticas sobre apicultura sustentável. “A nossa comunidade está recebendo um presente, uma nova oportunidade de crescimento. Assim como na Bahia, vamos abraçar essa oportunidade e fazer bonito”, disse Euci dos Santos, presidente do Conselho Comunitário da comunidade do Divino Espírito Santo.
Parceria
O evento realizado na última quinta-feira (20) contou com a presença de autoridades capixabas, entre elas o Vice-governador do Espírito Santo, Cesar Colnago, que comentou sobre a importância da entrada desse programa no Estado. “Vocês estão com uma grande oportunidade de geração de renda com a vinda da apicultura sustentável para o nosso Estado. O mel tem um alto valor biológico e grande saída de mercado. Abraçando essa oportunidade, tenho certeza que vocês passarão por uma grande transformação social”.
Para o secretário de Agricultura do Estado do Espírito Santo, Octaciano Neto, a parceria entre o Estado e a Suzano tem rendido bons frutos. “Além dos projetos sociais implantados nas comunidades, a Suzano nos presenteou com o projeto de engenharia para capacitação de água da cidade de São Mateus. Sabemos o quanto o município sofreu com a questão hídrica nesses últimos tempos e contar com esse apoio foi essencial para trabalharmos na busca dessa melhoria”.

O evento ainda contou com a presença do diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), José de Abreu Júnior, o prefeito de São Mateus, Daniel Santana, o secretário de Meio Ambiente do Espírito Santo, Aladim Cerqueira, o secretário de Planejamento, Regis Mattos, e o secretário de Transportes do Estado do Espírito Santo, Paulo Ruy Carnelli. 

Sobre o Projeto
O projeto de Apicultura Sustentável foi criado em 2009 pela Suzano Papel e Celulose, e desde então, cerca de 15 comunidades são atendidas nos Estados da Bahia e, agora, Espírito Santo. Em virtude dos novos investimentos de infraestrutura, essas comunidades receberam três casas de mel, além dos kits de produção e beneficiamento.
O programa nasceu na Bahia com o objetivo de criar uma nova oportunidade de geração de renda para as famílias que viviam da extração ilegal da madeira para a produção de carvão. Nele, os participantes aprendem todas as etapas de manejo dos apiários, instalados em áreas de plantio da Suzano, recebem o aparato necessário para a atividade e se beneficiam financeiramente com a produção de mel e pólen.  “Nós queremos impulsionar oportunidades que resultem em ganhos compartilhados e que estejam alinhadas com a vocação de cada um dos locais em que atuamos. Ao investir na atividade de apicultura, os moradores ampliam suas rendas e também contribuem com o meio ambiente, já que essa é uma atividade sustentável”, explica Mariana Andreatta, coordenadora de Sustentabilidade da Suzano.
Para conhecer mais sobre o projeto de Apicultura Sustentável, visite www.suzano.com.br(Ascom)

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

1000386008-300x200
R
governador-jeronimo-divulgacao-GOVBA-1000x530-1-e1705379913161-1728x800_c
Imagem do WhatsApp de 2024-07-17 à(s) 11.46
R
OIP
Imagem do WhatsApp de 2024-07-16 à(s) 13.57
543_17-de-julho-e-o-dia-de-protecao-as-florestas
ceu-nublado-beth-1
20092019022321
IMG-20240714-WA0411-678x381
baixados (16)