Por: Esteban Parra//Delaware News Journal
WILMINGTON, Del. – Um homem de 39 anos ligado a vários assassinatos em Delaware e Filadélfia foi indiciado por 41 acusações criminais em conexão com vários assassinatos, assaltos e roubos , disse o Gabinete do Procurador-Geral de Delaware na terça-feira.
Keith Gibson iniciou uma “onda de crimes brutais” em Delaware, matando duas pessoas e ferindo outras quatro ao longo de cerca de três semanas, dizem os promotores . Gibson também é suspeito de vários assassinatos cometidos na Pensilvânia no início deste ano, incluindo o de sua mãe de 54 anos.
“Esta acusação apresenta uma das mais violentas e assombrosas ondas de crimes que já vi em minha carreira”, disse a procuradora-geral Kathy Jennings em um comunicado. “É ainda mais preocupante pensar, com base no que os investigadores revelaram na Pensilvânia, que esta pode ser apenas a ponta do iceberg.
“Designamos alguns dos promotores mais experientes do DOJ para este caso”, acrescentou ela, “e vamos garantir que esse homem enfrente a justiça pela carnificina sem sentido que causou.”
Gibson, que já foi condenado por homicídio culposo e porte de arma de fogo durante o cometimento de um crime, foi libertado da prisão em 20 de dezembro, após 13 anos de prisão. Ele violou os termos de sua liberdade condicional e foi brevemente detido antes de ser libertado novamente em 27 de abril – mesmo depois que os oficiais de liberdade condicional revelaram que ele era suspeito do assassinato de sua mãe.
Os promotores de Delaware dizem que Gibson atirou e matou Leslie Ruiz-Basilio, de 28 anos, em 15 de maio, durante um assalto a uma loja Metro by T-Mobile em Elsmere. Ele também roubou seu veículo, de acordo com os promotores.
Mais: Como um homem era procurado em 3 recentes assassinatos na Filadélfia, Delaware estava na rua
No mês seguinte, disseram os promotores, Gibson atirou e matou Ronald Wright, de 42 anos, durante um assalto na rua em 5 de junho. Ele também agrediu outra vítima durante o incidente, segundo os promotores.
Durante três dias depois de matar Wright, disseram os promotores, Gibson roubou e agrediu outras vítimas. Ele também é acusado de tentar matar uma dessas vítimas.
Gibson foi preso em 8 de junho em conexão com o roubo de um Wilmington Rite-Aid.
“As acusações nesta acusação refletem a natureza brutal dos crimes desse indivíduo, bem como o risco significativo que ele representava para a segurança pública em nossa comunidade e em toda a nossa região”, disse o chefe de polícia de Wilmington, Robert J. Tracy, em um comunicado.
Um dia depois de ele ter sido preso pela polícia de Wilmington sob a acusação de assalto à mão armada, acusações de assassinato foram feitas pela polícia da Filadélfia alegando que Gibson atirou na cabeça de uma mulher de 41 anos durante um assalto quando ela abriu uma loja de donuts Dunkin ‘no norte da Filadélfia em 5 de junho.
A polícia da Filadélfia disse em uma entrevista coletiva naquele dia que Gibson estava sendo investigado por autoridades locais e de Delaware por seu papel em quatro outras mortes, bem como em outros crimes em Delaware.
O inspetor-chefe da polícia da Filadélfia, Frank Vanore, também disse em uma entrevista coletiva que os detetives estão investigando o papel de Gibson no assassinato de sua mãe, Christine Gibson, em fevereiro, em seu local de trabalho no bairro de East Falls, na Filadélfia.
Um grande júri do condado de New Castle finalmente indiciou Gibson por 41 acusações criminais, incluindo dois assassinatos, uma tentativa de homicídio, agressão e roubo.