O Povo News

Seminário gratuito no Crea debate a retomada da exploração mineral na Bahia

Além da descoberta recente de um campo de ouro com aproximadamente quatro quilômetros de extensão em Iramaia, na Chapa Diamantina, a Bahia tem outros projetos em andamento de exploração mineral. Um deles de cobre, na cidade de Curaçá (aguardando licença ambiental) e outra para extração de ouro em Santaluz. Esse potencial do subsolo baiano será um dos temas da Agenda Bahia de Desenvolvimento, uma iniciativa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) e do Instituto Politécnico da Bahia (IPB), que será realizada nesta quinta-feira, dia 13/7, no auditório do Crea-BA, em Salvador, com entrada gratuita.
As inscrições para o evento, cujo tema é “Mineração, Metalurgia – Sustentabilidade e Desenvolvimento”, podem ser feitas no site do Crea-BA (www.creaba.org.br). Esse segundo fórum homenageará o engenheiro de Minas e Metalurgia Sylvio de Queirós Mattoso e traz uma programação que envolve discussões tanto sobre a retomada do desenvolvimento do setor mineral na Bahia quanto da metalurgia.
O primeiro fórum deste ano aconteceu em março, com um debate sobre “Água: Vetor de Desenvolvimento Sustentável” e o próximo será em outubro, sobre “Métodos Construtivos: Eficiência e Sustentabilidade”.
Programação
8h – 8h30h: Abertura
8h40 – 9h30: Inova Mineral (Planos de Negócios)
Rafael Senra – Analista da FINEP
Engenheiro de Produção pela Universidade Estadual do Rio de janeiro – UERJ com pós-graduação e Planejamento de Obras de Construção e Montagem. Trabalhou no Departamento de Planejamento e Acompanhamento de Obras e Construção e Montagem e no Departamento de Garantia de Qualidade da Atnas Engenharia. Desde 2013 é analista de projetos do Departamento de Petróleo, Mineração e Siderurgia.
9h30 – 10h20 – Retomada do Desenvolvimento do Setor Mineral no Estado da Bahia
Reinaldo Sampaio – Superintendente de Estudos e Políticas Públicas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia – SDE
Economista graduado pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia, com especialização em Economia Mineral pela UFMG/IBRAM. Atuou, entre 1973 e 1988, como diretor administrativo e financeiro da Organização Odebrecht e era responsável pelos investimentos no segmento minero-industrial. Foi presidente da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais, coordenador do Fórum Empresarial das Associações Minero-Industriais Nacionais e vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia entre 2008 e 2014.
10h20 – 10h35: Intervalo
10h40 – 11h40: Mesa-Redonda
Debatedor: Marco Antônio Freire Ramos, Especialista em Recursos Minerais do Departamento Nacional de Produção Mineral- DNPM
Moderador: José Baptista de Oliveira Jr., Professor da UFBA
12h: Intervalo para Almoço
14h10 – 15h: Aspectos Operacionais e Importância da Ferbasa no Setor Siderúrgico Brasileiro e Mundial
Palestrante: Carlos Henrique Temporal, Relações com Investidores; Investor Relations Manager da FERBASA.
Graduado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Especialista em Qualidade e Certificações pela Unijorge, e MBA em Finanças e Mercado de Capitais pela Unifacs. Possui mais de 15 anos de experiência, com passagem nas áreas de Mineração, Metalurgia, Comercial e atualmente há 05 anos na Área de Relações com Investidores da Ferbasa – Cia. Ferroligas da Bahia. É também Membro do IBRI – Instituto Brasileiro de Relações com Investidores e do NIRI -National Investor Relations Institute, nos EUA.
15h- 15h50: A Metalurgia do Cobre e suas Aplicações
Palestrante Sidney Santos Cordeiro, Gerente Industrial na Paranapanema – Unidade Bahia
Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho no RJ, Pós-graduado em Gestão de projetos pelo IBMEC. Carreira na área de Engenharia, Manutenção e Produção industrial iniciada na construção naval na década de 1990 no RJ. Experiência profissional desenvolvida nas empresas Ishikawajima do Brasil por 8 anos, MBR Mineração Brasileira Reunidas e VALE por 12 anos, LLX – Projetos Logísticos, Thyssen-Krupp e Paranapanema – Atualmente 3 anos. 26 anos trabalhando na indústria (construção naval, mineração e logística, Siderurgia e Metalurgia).
15h50 – 16h05: Intervalo
16h10-17h10: Mesa Redonda
Debatedor: Onidio Teixeira, Gerente de Operações da Vale Manganês
Moderador: Abel de Jesus, Professor associado da Ufba.
18h – Encerramento
 
Fonte: Crea Bahia

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

lula-e-lira
1_g20-35126769
bolsonaro-1
Deam Porto Seguro
IMAGEM_NOTICIA_1
nova-carteira-de-identidade-20191014-1133710293
doleira_nelma_kodama
Cristiano-Zanin-
DHFSHDSH
20240220_091958
Site-Sebrae-Redesoft
csm_crianca_desaparecida_pixabay_8a9c0285ea