A secretária de Saúde de Teixeira de Freitas, Cristiane de Almeida Cerqueira Silva foi sabatinada na Câmara de vereadores na manhã de quinta-feira, 18 de fevereiro. Um pedido dos edis para que todos os secretários do município sejam ouvidos pelos membros da casa.
A secretária Cristiane Cerqueira foi a primeira a ser ouvida e mediante as indagações dos vereadores respondendo a diversas perguntas de interesses da população. Uma das indagações de maior relevância foi o caso da regulação de exames, falta de atendimento nos postos de saúde, burocracia e desrespeito à comunidade.
Segundo a secretária Cristiane a Secretaria de Saúde ficou com pendencias da gestão passada, com dívidas e excesso de exames que vem desde 2018 e somam um total de 33846, onde alguns já foram a óbito. Em 2018 a regulação deixou de regular 19552 exames, em 2019 foram 11272 que não foram marcados e em 2020 foram 3023, com um total de 33846.
Cristiane Cerqueira garantiu que já está controlando essa demanda com a contratação de 27 servidores que trabalharão nas regiões da cidade com a marcação. A região leste, nos bairros de Nova América e adjacência, a região central Liberdade II e adjacência, região norte, Teixeirinha e Santa Rita e região sul, Urbis e Bela Vista.
Esses servidores farão parte do IEL – Instituto Euvaldo Lodi, que tem como objetivo levar o conhecimento acadêmico as empresas através de soluções dos serviços.