Franedir Gois/OPovonews
Na manhã de segunda-feira (29) representantes quilombolas do Extremo Sul, da Associação Quilombola de Volta Miúda, Caravelas, estiveram com a secretária de Saúde da Bahia, Roberta Santana, em Teixeira de Freitas para solicitar melhorias para as comunidades que sofrem com falta de saúde e estradas pavimentadas na região.
Entrega de demandas relacionadas a saúde e pedido de asfaltamento para a estrada de Maria Mil Reis à BR 418 beneficiando 3 municípios como: Nova Viçosa, Mucuri e Caravelas em prol dos territórios Quilombolas e zona ribeirinhas para a Secretária de saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana. A entrega foi feita à secretária pelo Presidente da Associação Quilombola de Volta Miúda, Célio Leocadio, pelo Benefíciario do Ater Biomas Fábio Leocadio, pela Coordenadora da CECAF Cleide Ramos e os Técnicos do Instituto ECOBAHIA Sabrina Almeida e Josival Borges.
Para o presidente da Associação Quilombola de Volta Miúda, Célio Leocádio, os moradores do entorno sofrem com a falta de assistência da Prefeitura Municipal de Caravelas. Falta saúde, falta presença da mesma na comunidade, falta estradas que favoreçam, sobretudo quando algum morador adoece e precisa ser levado para a região central. “Já cansei de procurar ajuda, todas às vezes que procuro ajuda a resposta nunca é satisfatória. A comunidade sofre com esse descaso e por isso, viemos aqui pedir ajuda para a secretária de saúde do estado, para que ela veja o que estamos passando e o que poderá fazer por nós”. Relatou Célio Leocádio, presidente da Associação Quilombola de Volta Miúda.