O Povo News

Recado para Trump: Xi Jinping critica duramente o comportamento 'intimidador' na ordem mundial

Discurso aconteceu durante a cúpula com líderes estrangeiros da Organização para Cooperação de Xangai

O presidente chinês, Xi Jinping, criticou nesta segunda-feira o “comportamento intimidador” na ordem mundial, ao inaugurar uma cúpula com líderes estrangeiros na cidade de Tianjin, no norte da China. O discurso pode ser encarado como um recado para o presidente dos EUA, Donald Trump.

Xi conclamou os líderes — entre eles Vladimir Putin, da Rússia, e Narendra Modi, da Índia — a “defenderem a equidade e a justiça… oporem-se à mentalidade da Guerra Fria, à confrontação entre blocos e ao comportamento intimidador”.

A Organização para Cooperação de Xangai (OCX) realiza uma cúpula de dois dias com seus dez países membros: China, Índia, Rússia, Paquistão, Irã, Cazaquistão, Tadjiquistão, Uzbequistão e Bielorrússia, além de outros 16 países afiliados como observadores ou “parceiros de diálogo”.

China e Rússia têm apresentado a OCX como uma alternativa à Otan.

“A atual situação internacional está se tornando caótica e interconectada”, declarou Xi aos participantes. “As tarefas de segurança e desenvolvimento enfrentadas pelos Estados-membros estão se tornando mais desafiadoras”, acrescentou.

“Olhando para trás, apesar dos tempos turbulentos, alcançamos êxito ao praticar o espírito de Xangai”, disse ele, em referência ao nome do grupo. “Olhando para o futuro, com o mundo enfrentando turbulência e transformação, devemos continuar com o espírito de Xangai, manter os pés no chão, avançar com determinação e desempenhar melhor as funções da organização”, concluiu.

Agitação diplomática

A cúpula da OCX começou no domingo, antes de um grande desfile militar planejado para esta semana em Pequim, para marcar o 80º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial.

Xi realizou inúmeras reuniões bilaterais no domingo com líderes visitantes, incluindo o presidente da Bielorrússia, Aleksandr Lukashenko, um aliado próximo de Putin; e Modi, que visita a China pela primeira vez desde 2018.

Modi disse a Xi que a Índia está comprometida em “avançar em relações com base na confiança mútua, dignidade e sensibilidade”.

Índia e China, os dois países mais populosos do mundo, são rivais intensos que disputam influência no Sul da Ásia e tiveram um confronto mortal de fronteira em 2020. No entanto, começaram a se reaproximar em outubro, quando Modi se encontrou com Xi pela primeira vez, em cinco anos, durante uma cúpula na Rússia.

Cartazes oficiais da cúpula enfeitam as ruas de Tianjin com frases como “benefício mútuo” e “igualdade” em chinês e russo.

Esta é a maior reunião do bloco desde sua fundação, em 2001, e conta com a presença do presidente iraniano Masoud Mezeshkian e seu colega turco, Recep Tayyip Erdogan.

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

rui-costa-jeronimo-rodrigues
dia-do-professor-de-educacao-fisica
0df49df5-f30b-466a-8bc0-2af61a1b8b04
Entenda-o-impacto-do-tabagismo-na-saude-bucal-istock-iages
456
reus-julgamento-bolsonaro
Capturar
Noticia-oXarope-120825-03secomgovba
WhatsApp_Image_2022-03-10_at_120545
09110237_69018_GD
348b819d-695e-4133-bfc2-6a6d799bb823
Capturar