Franedir Gois/OPovonews
A Associação de Produtores Remanescentes Quilombolas de Volta Miúda possui um acervo cultural, histórico e tradicional que é gigantesco. Possui uma Árvore Genealógica que agrega fatos do século 16, com a vinda dos africanos para cá.
Dentro deste contexto é importante salientar que o projeto Volta Miúda Cultiva suas Raízes fortalece a trajetória da história dos antepassados que chegaram aqui, através dos navios negreiros, aportando no porto de Caravelas.
Hoje, depois de muito tempo, ainda permanece viva a tradição, os costumes e as celebrações de seus ancestrais. Volta Miúda possui tudo isso e apresenta para a comunidade como ponto de grandeza que jamais poderá ser esquecida ou destruída.
Dona Brasília Aleixo é sinônimo dessa grandeza em Volta Miúda. Com 92 anos ainda carrega a história de seus avós, seus pais, hoje passando para seus filhos. Dona Brasília, seu Brasilino e outros anciões trazem a força e a grandeza de uma história que começou com sofrimento que transformou em cultura e tradição. Volta Miúda representa a luta, a resistência e força de uma cultura que perpetua com suas danças, religiosidade, costumes.