O Povo News

Projeto Pomares da Mata Atlântica reúne comunidades Rurais no Arboretum

Franedir Gois/OPovonews

O Programa Arboretum, em Teixeira de Freitas reuniu diversas comunidades rurais, indígenas, quilombolas, assentados, organismo como UNEB, dentre outras parcerias. O encontro ocorreu entre os dias 24 e 25, nas dependências do Arboretum envolvendo a cadeia de restauração florestal da Mata Atlântica, integração, dinâmicas, oficinas, estudos, troca de saberes.

Kátia Hansen, coordenadora de Educação Ambiental do Projeto Palmares Mata Atlântica falou com nossa reportagem e se mostrou contente com o resultado do encontro, sobretudo com a quantidade de participantes que vieram para fortalecer as temáticas que antes da pandemia eram realizadas uma vez ao ano. “Mata em pé é alimento, é remédio, é água, é vida, é tudo que a natureza precisa para gerar vida. Sem floresta ninguém vive”, frase essa de Kátia Hansen que traduz toda a dinâmica do encontro.

Professor Oriosvaldo, diretor Geral da Universidade Estadual da Bahia assegura importância do evento trazendo a alma do programa Arboretum com as comunidades que trabalham diretamente com a coleta da semente, no plantio, no essencial que atende a produção de mudas e o reflorestamento. “Esse encontro é pois, uma ação que tenta ressassi os danos causados pelas empresas de eucaliptos. “Me sinto feliz em estar aqui, por que a UNEB, também faz parte desse projeto, é parceira, até porque o termo de conduta criado em 2010 partiu exatamente de lá, quando cedeu o espaço físico, hoje a com sede do programa”. Disse.

Vídeo professor Oriosvaldo e Kátia Hansen:

Presentes os índios Maxacalis apresentaram cantorias e participaram das atividades, sobretudo no quesito plantio e reflorestamento.

Video índios Maxacalis:

Berly Félix da Silva (Zuza), comunidade Arara, é um grande conhecedor da natureza, desde criança está envolvido com plantas, remédios e tem muito conhecimento na área de biodiversidade, sobretudo, quando se trata de plantas e águas.

Veja o vídeo de seu Zuza falando de seu trabalho:

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Processo contra deputados
BF-770x535
ibametro-teste-balanca-rodovia-baiana
Demarcação terra indigena
RuiCosta-03abr204
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
post-1713389641
6d4f41e9-3db8-4519-87ea-83693d3cd5e6
idosos-beneficios-carteira-do-idoso-cadastro-unico-cadunico
mor
senado