O Povo News

Programa Vozes e Riquezas da Terra Valoriza Samba de Couro na Comunidade São Benedito no Projeto Dia Feliz

Franedir Gois/OPovonews

O programa Vozes e Riquezas da Terra esteve nesse sábado, 1 de novembro, na comunidade São Benedito, Caravelas, lá foi realizado a celebração com a criançada, pelo segundo ano consecutivo. Também o programa enalteceu o Samba de Couro, uma celebração que é conduzida por Domingos e família, ele que foi procurador da tradição por muitos anos. Também o aniversário do cantor e compositor Wagner Rosa.

O “Samba de Couro” é um tipo de manifestação cultural que se distingue pelo uso de instrumentos feitos de pele e couro de animais, como zabumba, tambor e reco-reco. É uma expressão tradicional, especialmente ligada a festas populares em algumas regiões do Brasil. No Extremo Sul da Bahia essa tradição existe nos festejos de São Sebastião, em 20 de janeiro e São Benedito, em outubro.

Características do samba de couro:

Os instrumentos são predominantemente confeccionados com peles e couros de animais, como zabumba, tambor, reco-reco artesanal, além de outros que utilizam materiais rústicos e talheres. É uma manifestação cultural que preserva o legado de gerações, passando o conhecimento da cultura para as novas gerações. Origem – Embora tenha suas próprias características, está associado ao samba de roda do Recôncavo da Bahia, com forte influência africana.

O nome Samba de Couro se deve à utilização da pele e do couro de animais na fabricação dos instrumentos, em sua maioria confeccionados pelos próprios participantes. Dentre eles estão a zabumba, a viola, o tam- bor, o reco-reco (artesanal) e, ainda, os pratos e talheres.

A palavra samba tem origem africana, provavelmente derivando de duas palavras bantas: “semba” (quimbundo), que significa “umbigada” e se referia a uma dança de roda, ou “samba” (umbundo), que significa “estar animado” ou “estar excitado”. Essa dança foi trazida para o Brasil pelos escravos e, posteriormente, deu nome ao gênero musical que se consolidou no século XX.

Chegada ao Brasil: A palavra e a dança foram trazidas para o Brasil pelos escravos de origem banto, principalmente de regiões como o Congo e Angola. O termo foi usado pela primeira vez no país em 1838, em um contexto musical na revista “O Carapuceiro”.

O vereador Jucélio Silva constantemente tem se envolvido com as causas populares, com o Projeto Dia Feliz, sobretudo fortalecendo a dignidade do povo da zona leste, levando alegria, bem-estar e muito entretenimento para as crianças, jovens e adultos. Nesse 1 de novembro a festa foi, na comunidade São Benedito, município de Caravelas.

liinks do Programa: 

https://www.facebook.com/franedirgois.gois/videos/806018108718682

https://www.facebook.com/franedirgois.gois/videos/4265887703737764

 

 

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Capturar
PORQUE-MARCO-E-MES-DAS-MULHERES
IMG-20251029-WA0123
Capturar
Capturar
Capturar
IMG-20251030-WA0035
shutterstock_1403779520
dsc01471
1697468188_80357444
Capturar
Capturar