O Povo News

Professor Claúdio Roberto de Jesus – “Motoqueiro King” no Programa Vozes e Riquezas da Terra na Rádio Caraípe 100,5

Franedir Gois/OPovonews

Na manhã de sábado, 30 de agosto, nos estúdios da Rádio Caraípe FM 100,5, no programa Vozes e Riquezas da Terra o entrevistado foi o professor Claúdio Roberto de Jesus Pereira. Ele é conhecido como King. É um aventureiro, gosta de viajar de moto e é professor de biologia e educação física.

Nosso aventureiro gosta de emoções com as duas rodas e já viajou por muitos lugares do Brasil e da América Latina e, logo em breve estará nos Andes, em Cuzco, no Peru. Já visitou os nove estados que compõem a região Nordeste do Brasil: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. Incluindo Minas e Espírito Santo, além de outros.

Professor King é baiano, de Cruz das Almas, muito simpatizante da cultura nordestina, sobretudo da culinária. Também adere às culturas por onde passa, em suas aventuras. Mostra que a cultura da região é um conjunto rico e diversificado de tradições, artes e costumes que refletem a história e a identidade da população do Nordeste do Brasil. Suas origens são uma mistura das influências dos povos indígenas, africanos e colonizadores europeus, manifestando-se na música (como frevo, forró e maracatu), festas populares (as festas juninas são as mais conhecidas), culinária, danças, literatura de cordel e artesanato, sendo um pilar importante da identidade cultural brasileira.

No bate papo com Serginho Boa Pessoa o nosso convidado dá ênfase ao Rio São Francisco, das nascentes a importância para região. O Rio São Francisco, apelidado de “Velho Chico”, é vital para o Brasil por sua integração nacional, fornecendo recursos hídricos, energia e sustentando a agricultura e pecuária em uma das regiões mais secas do país. Sua importância abrange aspectos econômicos, sociais e culturais, garantindo o sustento de milhões de pessoas, impulsionando o desenvolvimento através de hidrelétricas e inspirando a cultura popular brasileira.

O Centro de Tradições Norte-Nordeste (CTNN) é importante para Teixeira de Freitas e região, sendo que a capital do Extremo Sul é a Porta de Entrada do Nordeste. Localizada no extremo sul da Bahia, é uma cidade que se destaca por sua história e importância regional. Fundada em 1985, a cidade rapidamente se desenvolveu, tornando-se um polo econômico na região. Marcada pela imigração e pelo crescimento agrícola e comercial, que impulsionam seu desenvolvimento. Famosa por suas festas tradicionais e culturais, que. Não é novidade para ninguém que a Bahia é palco para o turismo no Brasil, e Teixeira de Freitas é uma opção atrativa para quem quer conhecer de perto o calor e a alegria do povo baiano. É a Porta de entrada do Nordeste.

A culinária de Teixeira de Freitas, reflete uma mistura de tradições nordestinas com influências locais, incluindo a forte presença da carne de sol e do churrasco, que a conectam mais com a culinária do sertão baiano e a culinária do Centro-Sul. Também pratos do Nordeste como acarajé, tapioca, vatapá, cuscuz, feijoada, mikeka e outros são frequentes no dia a dia.

A celebração do CTNN acontecerá dia 26 de setembro, em Teixeira de Freitas com as atrações que vão destacar o artesanato, a culinária, a vestimenta, as gírias e a cultura nordestina de modo geral.

Cardápio musical da noite de 26 de setembro: Wagner Rosa e convidados. Vão cantar as raízes nordestina. Bahia Odara, uma banda regional que se destaca com a nordestinidade.

 

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Capturar
dia-do-professor-de-educacao-fisica
0df49df5-f30b-466a-8bc0-2af61a1b8b04
Entenda-o-impacto-do-tabagismo-na-saude-bucal-istock-iages
456
reus-julgamento-bolsonaro
Capturar
Noticia-oXarope-120825-03secomgovba
WhatsApp_Image_2022-03-10_at_120545
09110237_69018_GD
348b819d-695e-4133-bfc2-6a6d799bb823
Capturar