Franedir Gois/OPovonews
É a comunicação que busca preservar e promover o patrimônio imaterial e material do Extremo Sul da Bahia. O programa “Vozes e Riquezas da Terra” é um programa de rádio (e transmitido em plataformas digitais como YouTube e Facebook) focado em valorizar e divulgar a cultura e as riquezas do Extremo Sul da Bahia. Destaque Cultural: O programa aborda a cultura regional, valorizando artistas, fazedores de arte e manifestações culturais locais, como o samba de couro, bate barriga, samba de viola, mouros e cristãos, folia de reis, marujadas, festejos dos padroeiros, feiras, escolas e comunidades tradicionais. Também promove e está junto de campanhas beneficentes com parceiros como Rotary, UNEB e outras instituições beneficentes.
Visitas Regionais: A equipe do programa viaja para diferentes cidades e comunidades da região, como Lajedão e Ponta de Areia, Prado, Mucuri, Itanhém, Vereda, Alcobaça, Medeiros Neto, Itamaraju, Nova Viçosa e outras localidades para enaltecer os valores culturais específicos de cada local.
No sábado, 29 de novembro de 2025 a programação esteve, na Casa de Taípa, em Ponta de Areia, distrito de Caravelas, com representações dos mouros e cristãos (Éricson Guedes e o fenômeno Natan Soares), professor Toinho, enaltecendo a Barra e Caravelas, Pâmela, representando o grupo Arte Manha, Danielton Passos, mobilizador da CREATIVA, Erismar Nunes, representante do ICMBIO, a Banda Bahia Odara, a cantora Odara, Jaco Galdino, jornalista Aneurivan, Gildo, representando os pescadores e o grande artista, o cantor Lica de Cumuruxatiba, abrilhantando com seu talento.
Fomento e Visibilidade: Serve como uma plataforma para dar visibilidade a projetos, as comunidades e personalidades que contribuem para a preservação da identidade cultural da área e da região.
Gratidão ao grande cantor e compositor Lica de Cumuruxatiba, sempre animado, preparado tem a simplicidade de enaltecendo os valores da terra.
Natan Soares, jovem futuro da cultura popular, com apenas 6 aninhos já demonstra maturidade e conhecimento do assunto. Jovem prodígio de Caravelas, junto com Éricson, Danielton e outros, na busca de valorização pela grandeza da terra, berço de cultura.
Banda Bahia Odara (Carlos e Gel), nativos de Ponta Areia, talento extraordinário que encanta toda região apresentando músicas autorais e engrandecendo a cultura regional.
Danielton Pasos, jovem prodígio, junto com Ericsson, Natan conscientizando a comunidade a valorizar o seu patrimônio, sobretudo, não deixando morrer a Recreativa.
Em nome da Rádio Caraípe 100,5, opovonews e Riqueza Nossa, agradecemos a todos os participantes, os organizadores: Jaco Galdino, professor Antonio Emídio, Aneurivan e os demais parceiros que gostam de valorizar as riquezas e valores da terra.











