A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou nesta semana o projeto de lei (PL 3214/2023) que determina que as placas de veículos do novo formato do Mercosul deverão informar o município, sigla e bandeira do estado no qual está registrado.
O relator, Marcos Rogério (PL-RO), diz que a proposta teve o apoio da área de segurança pública. O autor da iniciativa, senador Esperidião Amin (PP-SC), ressaltou que a medida não acarretará a troca das placas atuais, e que o Brasil merece uma identificação mais detalhada.
Vídeo Marcão Despachante
Atualmente, vemos no Brasil a sequência de 3 letras e 4 números. Agora, com o novo padrão do Mercosul, as placas estão com uma sequência diferente, com 4 letras e 3 números. Com essa alteração, números e letras não terão um padrão fixo.
Assim, o número 0 será substituído pela letra A, o número 1 pela letra B, o 2 pela letra C e assim por diante. Então, uma placa cinza que possui um formato ABC1234, se trocada por uma placa do Mercosul, passará a ser ABC1C34.
A placa do Mercosul, implementada em 2021, extinguiu os nomes da cidade e do estado em que o veículo havia sido licenciado. A ausência dessas informações foi motivo de lamento de muita gente pelo país, tanto por questões de hobby, quanto de uma suposta maior segurança pela identificação mais facilitada.
Fonte: vídeo Marcão Despachante