Franedir Gois/OPovonews
Membros da Pastoral da Criança de Teixeira de Freitas se reuniram para traçar metas de trabalho para 2017, mesmo já tendo o cronograma deste ano a reunião teve como objetivo efetuar importantes mudanças, a exemplo da multi mistura que será feita na central e não nas comunidades, como antes.
Os voluntários da pastoral da criança, membros da própria comunidade, acompanham as famílias assistidas e procuram orientar sobre seus direitos e deveres, buscando uma melhor qualidade de vida.
Em relação às gestantes, desenvolvem o acompanhamento do desenvolvimento do bebê a cada trimestre da gravidez, identificando possíveis situações de risco à gestação. Conscientizam a gestante, preparando-a para o parto e os cuidados pós-parto, informando sobre o aleitamento materno, vacinação e outros cuidados para o desenvolvimento da criança, além de fornecer apoio psicológico.
O acompanhamento das crianças se dá através de visita periódica durante as quais trabalha-se a consciencialização da família sobre seus direitos e deveres, sobre o desenvolvimento infantil, do apoio ao aleitamento materno, de orientações sobre higiene, vacinação, acompanhamento nutricional, prevenção e tratamento da diarreia e de infecções respiratórias e demais riscos para a saúde.