O Povo News

Paróquia Nossa Senhora das Graças realiza Retiro Mariano na Comunidade Palmital

Franedir Gois/OPovonews

A coordenação da Paróquia Nossa Senhora das Graças, Teixeira de Freitas, Janaína e Elisvando, junto com representantes da Mãe Peregrina (Alceli – vice coordenadora diocese, Cláudio – coordenador da forania e outros) realizaram um grande retiro mariano na casa de Dona Vãnia, anfitriã que acolheu a todos com uma recepção singela e cheia de amabilidade. Para o retiro houve a união das comunidades: São Francisco Palmital, Córrego do Mutum, São Judas Tadeu e adjacência. O retiro foi esplendoroso, com palestras, animação, muita comida, muita fartura, lugar apropriado e muita devoção mariana. O mariano, Felipe, palestrou sobre (Ardor Pela Missão de levar a Mãe ao encontro dos Filhos). Cláudio falou sobre (Amor para servir/ lançar novas redes) a importância da Mãe Peregrina que vai de casa em casa abençoado a todos, principalmente os 30 membros de cada grupo. Alceli e Janaína protagonizaram os passos de João Pozzobon. Houve, também a encenação do abraço de Maria, representada pelas meninas do JAM (jovens Marianos em Ação – pertecem a Congregação Mariana, junto com Felipe) e Janaina. A participação de muitos missionários incluindo Nildo, Dona Benedita e outros novos membros da Mãe Peregrina.

 

A campanha, hoje, está em todo o Brasil e em quase todos os países do mundo. OBJETIVO PINCIPAL: Anunciar a presença e o atuar de Deus no mundo, na história dos homens, dos povos e nações, através do Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, contribuindo assim, para formar o homem novo.

 

A Aliança de Amor é um ato de consagração (individual ou comunitária) a Maria como Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Ela gera um relacionamento mais profundo com Maria e nos dá plena participação na corrente de vida e de graças que se origina na Aliança de 1914 e que flui do Santuário.

 

Deus escolheu o Diácono João Luiz Pozzobon para uma grande missão: iniciar a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt.

A história de João Luiz Pozzobon é a história de uma grande iniciativa de Deus e da Mãe de Deus a serviço da nova evangelização.

A santidade que se irradiava desse homem simples é o segredo da inexplicável expansão da Campanha. Conforme o Evangelho, a árvore se conhece por seus frutos (MT 7,17); por isso, o mistério da frutuosidade apostólica da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt tem seu fundamento na vida do Diácono Pozzobon, que aparentemente

De João Luiz Pozzobon podemos dizer que sua vida e obra foram cunhadas pelo espírito heroico, pela docilidade e ardor apostólico. Como pequeno aluno do Pe. José Kentenich, aprendeu a ser um filho heroico de nossa Mãe e Rainha e um apóstolo incansável do Santuário, a serviço dos mais necessitados.

Em 1947 conheceu a pedagogia de Schoenstatt e a espiritualidade do Santuário da Mãe Três Vezes Admirável. Quando o Pe. Kentenich chegou ao Brasil, estabeleceu-se entre ambos um profundo vínculo.

Orientado pelo Pe. Celestino Trevisan, participou de reuniões em um grupo de homens. Para celebrar mais fervorosamente o Ano Santo de 1950, quando a Igreja se preparava para a proclamação do dogma da Assunção de Maria, Pozzobon decidiu rezar o terço nas famílias da Paróquia Nossa Senhora das Dores, de Santa Maria/RS, onde se encontra o Santuário.

Certo dia, convidado a acompanhar Ir. M. Teresinha Gobbo na reza do Terço em uma família, esta lhe entrega a imagem e pede que cuide para que ela peregrine todos os dias. O senhor João Pozzobon assumiu com serenidade esse compromisso.

Terminado o ano de 1950, por própria iniciativa, continuou com a reza do terço, realizando também um trabalho catequético e pastoral junto às famílias visitadas.

Com o tempo, a “Campanha do Terço”, como ele a chamou de início, foi se ampliando, exigindo uma autêntica fidelidade, como demonstram os 140.000 km percorridos com a Imagem Peregrina. Visitou escolas, hospitais, presídios, etc.

A pedido de algumas famílias, que desejavam receber com mais frequência a Mãe Peregrina, entregou-lhes uma imagem menor, que deveria fazer uma visita mensal a cada lar. Com o tempo esse apostolado foi crescendo e outros grupos de família foram se organizando para receber a imagem da Mãe e Rainha todos os meses. Novas imagens foram solicitadas e hoje a Campanha alcança mais de 90 países.

O Sr. Pozzobon foi ordenado Diácono Permanente no dia 30 de dezembro de 1972, em Santa Maria/RS. Toda a sua vida e atividades foram impulsionadas pela Aliança de Amor: amor à Mãe Três Vezes Admirável, a “Mãe e Rainha”, como ternamente ele a chamava; amor e vinculação ao Santuário, de onde recebia, como ele mesmo confessava, todas as forças e graças para o desempenho de sua missão; amor e fidelidade ao Pe. José Kentenich, Fundador e Pai da Família de Schoenstatt, de quem o Sr. João Pozzobon se considerava um “aluninho”.

A vida de oração, que ele tanto incentivava, era levada muito a sério por ele próprio. Chegou a rezar até quinze rosários por dia. Em 1979, viaja a Europa com a Mãe Peregrina, visitando Schoenstatt e Roma. A Mãe Peregrina Original – como é conhecida a imagem que o acompanhava – recebe as graças do Santuário Original, também é abençoada pelo Papa João Paulo II em Roma.

Em 27 de junho de 1985, é atropelado por um caminhão, a caminho para a Santa Missa no Santuário, e veio a falecer. Seu processo de beatificação foi aberto em 1994, na Diocese de Santa Maria/RS. Atualmente corre em Roma, na Congregação para a Causa dos Santos.

Caminhada seguindo os passos de João Pozzobon fortalecendo sua Meta, o Caminho a seguir, a Rota e os Desafios.

 

O retiro mariano foi rico em tudo já abrindo o caminho para a celebração de vários jubileus que ocorrerão em 2025. São eles: 2025 anos do Nascimento de Jesus Cristo. 75 Anos da Assunção de Maria. 75 Anos Campanha da Mãe Peregrina no Brasil. 25 Anos da Mãe Peregrina na Diocese de Teixeira de Freitas/Caravelas que acontecerá dia 19 de outubro, em Teixeira de Freitas. No final do retiro foi plantada uma árvore (jabuticabeira), simbolizando os frutos do retiro e os demais frutos espirituais que serão colhidos no futuro.

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Capturar
Captura-de-tela-2025-04-29-071250
Capturar
Capturar
Capturar
Imagem do WhatsApp de 2025-04-27 à(s) 14.29
celular
Capturar
https://opovonews.com.br/wp-content/uploads/2025/04/0.jpg
Dia-do-Contabilista
Sem título
Capturar