Viviane Moreira / Opovonews
O grupo do Facebook, Fiscalizar Teixeira, recebeu na manhã de quinta feira, (09), denúncia de uma mãe desesperada devido a falta de medicação de uso contínuo nos postos do CAPS ( Centro de Atenção Psicossocial) e no Ambulatório Central de Teixeira de Freitas.
Nossa equipe conversou com a mãe de um jovem, que preferiu não se identificar, que sofre de esquizofrenia, e a mesma relatou a nossa reportagem que o medicamento não é repassado pela prefeitura desde fevereiro deste ano.
De acordo com a denunciante, o remédio Haldol Deconoato, utilizado no tratamento de distúrbios psicóticos agudos e crônicos que incluem esquizofrenia, estados maníacos e psicose induzida por fármacos (psicose esteróidea), que é de uso contínuo, está em falta nos postos do CAPS desde fevereiro de 2014. O jovem paciente é atendido no CAPS do Bela Vista.
” É um absurdo, há tanto tempo estar indo todos os dias aos postos do CAPS e não conseguir a medicação. Sou aposentada, ganho um salário mínimo, não tenho condições de comprar o remédio. Sempre que vou aos postos, os funcionários só dizem que a prefeitura não repassou a verba para a compra do medicamento. Meu filho tem ataques frequentes, estou desesperada, não sei mais o que fazer. As vezes a agressividade dele me assusta, ele precisa do remédio, não suporto mais ver o sofrimento dele”.