Franedir Gois/Opovonews
O prefeito Sílvio Ramalho, junto com o governo do estado está realizando o mutirão de cirurgias, em Caravelas. Engloba os municípios de Mucuri e Nova Viçosa e os atendimentos pré-operacionais para as cirurgias, entre os dias 3, 4 e 5 de maio.
As carretas estão prontas para realização de Ultrassom, Raios-X, Elétrons. Dois médicos estão nas carretas, prontos para atendimentos, que realizarão as cirurgias no Prado, dia 20 de maio.
No slogan da faixa está escrito: “Mais Saúde, menos fila”, pois, as pessoas estão sendo atendidas com muita tranquilidade.
As cirurgias de vesícula são frequentes na região e muita gente aguarda na fila, pois, agora é o momento de realizar, através do raio lyser. A vesícula biliar é uma pequena bolsa em forma de pera, localizada no quadrante superior direito do abdômen, logo abaixo do fígado. Colelitíase é o nome que damos à presença de pedras dentro da vesícula, uma condição que pode ser assintomática em alguns casos, mas pode também provocar intensa dor abdominal se houver inflamação da vesícula.
Já a histerectomia, muitas mulheres com problemas de útero, esperam há muito tempo, entretanto, agora é o momento. A histerectomia é a remoção cirúrgica do útero, que também pode incluir a retirada das trompas adjacentes e do ovário. O procedimento pode ser usado como medida preventiva ou como recurso para amenizar os avanços no câncer de colo de útero.
A histerectomia pode ser utilizada no tratamento de problemas como mioma uterino, dor pélvica, sangramento uterino anormal, endometriose e prolapso uterino, que é quando o útero se move para baixo da vagina, por conta da fragilidade dos músculos do assoalho pélvico.
Marina Ramalho garante que a parceria com o estado torna-se muito importante para o bem comum das pessoas. “Esse mutirão foi de acordo com a necessidade do povo, vimos um povo carente, esquecido, assim sendo, corremos atrás e nos tornamos o primeiro município a receber as carretas, o mutirão, aqui no Extremo Sul. Recebemos aqui Caravelas, Mucuri e Nova Viçosa para os pacientes que farão o pré operatório para as cirurgias. Estamos a disposição entre os dias: Quarta, quinta e sexta”. Disse.
A secretária de Saúde de Caravelas, Marina Ramalho ainda lembrou das cirurgias de glaucoma a serem realizadas no hospital de caravelas no dia 16 de maio.