O primeiro “Mutirão de Saúde”, que aconteceu em Juerana, distrito de Caravelas, na última sexta e sábado (14 e 15), totalizou 584 atendimentos humanizados. A população pôde fazer exames preventivos e laboratoriais, ultrassonografia, testes rápidos de sífilis, hepatites e HIV. Além de consultas com: psicólogo, assistente social, gastroenterologista, fisioterapeuta, enfermeiras, nutricionista e dentista. Ainda houve treinamento de primeiros socorros com a equipe do SAMU. O atendimento foi realizado no ESF Oscarlina Assis de Oliveira, das 8h às 17h durante os dois dias.
O objetivo dos “Mutirões da Saúde” é promover uma mobilização dos profissionais da Atenção Básica, levando serviços de saúde especializados à população dos distritos. A secretária de Saúde do Município, Marina Ramalho, informou que este é o primeiro de muitos mutirões que serão realizados em todos os distritos de Caravelas. “Já identificamos as demandas necessárias para diminuir as filas de alguns procedimentos. Estamos lutando para que o morador do distrito não precise ir tanto a sede em busca de atendimentos especializados.” Explicou a secretaria. “Mas é importante deixar claro que os atendimentos nos ESF’s dos distritos continuarão sendo realizados, mesmo com os mutirões acontecendo periodicamente. Dentro de um planejamento que está sendo aplicado no município como um todo. As ações são planejadas e serão aplicadas dentro de um cronograma aplicável”, completou Marina.
O Prefeito Sílvio Ramalho esteve no mutirão acompanhando de perto o atendimento. “É muito gratificante ver a população recebendo estes atendimentos aqui no distrito, perto de casa. Antes o povo tinha que se deslocar até caravelas, e isso era muito dispendioso e desconfortável.”, explicou o Prefeito.
Em breve a Secretaria de Saúde de Caravelas, divulgará a data e local do próximo “Mutirão da Saúde”.
Por: Ascom Caravelas