Nesta segunda-feira, 17, com a presença do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, foi inaugurada a nova Central de Tratamento e Valorização do Resíduo (CTVR), que vai reduzir a poluição e degradação da natureza nativa em Santa Cruz de Cabrália, cidade localizada no Extremo sul da Bahia. Cabrália é conhecida por ser uma das mais importantes zonas turísticas da Bahia e do Nordeste.
O CTRV implantado pela empresa Naturalle na Costa do Descobrimento é o mais moderno tipo de aterro sanitário, com três camadas que impedem que o lixo contamine o solo e não chegue ao mar e aos lençóis freáticos.
De acordo com o o responsável técnico da empresa, João Fortuna, o equipamento localizado em uma área de 74 hectares entre as cidades de Porto Seguro e Eunápolis vai concentrar o recebimento de resíduos que hoje são lançados nos lixões de todas as cidades no entorno.
No mesmo local podem ser tratados os resíduos domésticos, da construção civil, dos serviços de saúde (que são auto clavados ou incinerados) e industriais.
O ministro Ricardo Salles defendeu as ações ordenadas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro e divulgou mudanças no processo de licenciamento ambiental. Ele afirmou que “o desenvolvimento econômico vem junto com a preservação ambiental”.
Fonte :À tarde