Franedir Gois/OPovonews
O dia da consciência é celebrado em 20 de novembro e nossos mestres falam de seus trabalhos e ações que engrandecem a nossa comunidade.
A Capoeira é uma dança que favorece o ser humano a ter aprendizado, desenvolve-se consciência corporal, além das principais capacidades físico-motoras como força, agilidade, flexibilidade, resistência e coordenação motora. Desenvolve-se também o autocontrole e o controle das emoções, sendo a calma um grande aliado do capoeirista.
Símbolo de combate e resistência, a capoeira faz parte da identidade cultural brasileira, sendo reconhecida mundialmente como prática que une o esporte e a arte. Celebramos a capoeira enquanto expressão artística brasileira que mistura esporte, luta, filosofia, dança e musicalidade.
Isso porque ensina valores como união, companheirismo, respeito e também envolve as crianças em exercícios que trabalham força, resistência e flexibilidade. Quer descobrir como a capoeira pode ser benéfica para o seu filho e ainda entender como ela é ensinada na Escola.
A capoeira pode proporcionar aos praticantes tanto a consciência política de seu conhecimento (capital cultural), quanto o respeito da sociedade (capital simbólico) e até a possibilidade de mobilidade social (capital econômico).