No Prado, São Benedito é festejado na segunda-feira após a Semana Santa, quem faz a festa para o Santo é a Marujada local. Um mensageiro da paz e da caridade, em uma embarcação que escapou de uma forte tormenta, em que muitas outras naufragaram. Atribuem o fato à presença dele nesse barco. Em agradecimento, até hoje, seus devotos se vestem de marujos, e realizam para ele uma grande festa.
O ritual da apresentação e a própria existência da Marujada no Prado, está estreitamente associada à Festa de São Benedito. A sede da Marujada é a Casa de São Benedito. Formalmente, estão registrados como associação, chamada Marujada dos Negritos de São Benedito, fundada em 24 de julho de 2003.
Faltando seis meses para os festejos, um grupo, geralmente formado pelos mais velhos, já aposentados, sai pela zona rural, levando a imagem de São Benedito, arrecadando donativos em dinheiro ou mercadorias. São seis meses de “caminhada”, a chamada esmola, ou folia do sertão, que faz parte do compromisso com o Santo. Um tipo de penitência.
Informações Projeto Aldir Blac
Imagens de Cássio Silva.