O Povo News

Marcelo Oliveira realiza Curso- “Aprenda a falar em Público” na Câmara Municipal

Franedir Gois/OpovoNews
 
Marcelo Oliveira é profissional conhecido em todo o Brasil e esteve em Teixeira de Freitas nesse sábado, 15 de julho, na Câmara Municipal de Teixeira de Freitas aplicando o Curso “Aprenda a falar em Público” que teve presença maciça de pessoas que participaram, vindos de toda região. Primeira vez em Teixeira de Freitas, Marcelo festejou o êxito do evento, junto com todos os participantes.
Saber se comunicar passou a ser um dos requisitos básicos para quem deseja uma promoção, se destacar em uma entrevista, vender um produto ou apenas manter o emprego atual. Falar com desenvoltura em público e fazer boas apresentações é uma técnica que se aprende. “Falar em público é fundamental para qualquer profissional, independentemente da área de atuação. Ao usar a palavra e argumentar de forma correta, o profissional passa uma imagem positiva que fortalece sua carreira.
Além de falar com segurança, outras habilidades são importantes: como saber usar a expressão corporal, cuidados com a voz, entonação, vestimenta, saber usar recursos audiovisuais e capacidade de organizar ideias e dados.
Dez dicas para lidar com o nervosismo nas apresentações em público:

  1. Deu branco: use recursos para se apoiar, como a apresentação no Power Point ou um roteiro impresso com palavras-chave.
  2. Memorização: Redija o texto para cada tela do Power Point, ensaie, depois deixe o texto de lado e treine sem olhar para a tela.
  3. Treine em voz alta: Para aproveitar bem a voz, é preciso pronunciar bem as palavras.
  4. Fale com o espelho: o melhor exercício de oratória é praticar, principalmente a introdução e a conclusão.
  5. Chegue cedo: chegar uma hora ou 30 minutos antes do horário de início da apresentação e conversar com as pessoas que vão chegando ajuda a manter a calma.
  6. Olhe para a plateia: A comunicação visual deve atingir três objetivos: observar a reação dos ouvintes; prestigiar a presença das pessoas e quebrar a rigidez postural na hora de olhar para um lado e para o outro.

7  Respire corretamente: a respiração mais prolongada, soltando o ar lentamente ao falar, também ajuda.
8- Cuidado com a monotonia: a entonação e o volume da voz são fatores importantes para uma boa comunicação. A pessoa que fala muito baixo e numa mesma entonação torna a apresentação monótona.

  1. Expressão corporal: os dois maiores defeitos da gesticulação são a falta e o excesso de gestos, sendo que o excesso costuma ser mais grave do que a falta.

 

  1. O início da apresentação é o momento mais delicado: para contornar esses difíceis instantes iniciais, a pessoa deve começar a falar um pouco mais devagar e mais baixo para não deixar que sua instabilidade seja projetada.

 

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Nova Viçosa
20240229_101412
20240229_124054
ameacando-parlamentares-780x470
INFOCHPDPICT000073512255
Jeronimo_Rodrigues_Revista_Nova_Bahia
20240228_091611
rs42268_gp0stts2p_pressmedia-lpr
1_celia_e_sonia-35216099
mendonca
Lula-PPA-19-04-23-848x477
LPG_Bahia_27-09-23