Maria Calixto Santos, que nasceu em janeiro de 1908, mora em Itabuna.
Mulher tem dificuldade para andar, tem boa saúde, segundo família.
Uma idosa teve a primeira festa de aniversário da vida ao completar 109 anos, na quinta-feira (5), no município de Itabuna, região sul da Bahia. Maria Calixto Santos nasceu no dia 05 de janeiro de 1908.
A mulher tem dificuldades para andar, mas segundo os familiares está muito bem de saúde. “Ela nunca teve a condição de ter esse momento. Estou sentindo muita alegria dentro de mim em poder proporcionar isso”, afirmou a sobrinha da idosa, Marlene dos Santos, que ajudou a organizar a festa.
Dona Maria tem tem 10 filhos, 60 netos e mais de 50 bisnetos. Segundo conta os parentes, ela perdeu o marido muito cedo e teve de criar os filhos sozinha. “Ficou viúva muito cedo e não era aposentada naquele tempo. Sempre fico honrado em ter uma mãe dessa que prestou muita atenção a gente”, disse Antônio Calixto dos Santos, um dos filhos da idosa.
Dona Etelvina dos Santos, única irmã viva de dona Maria, tem 82 anos. Ela conta que a irmã sempre foi, para ela, como uma mãe. “Foi ela quem me criou. Além disso, criou também mais dois irmãos. Eu nem conheci a minha mãe”, disse.
Durante a festa, os parentes cantaram parabéns e ficaram emocionados com o momento. “Desejo a ela tudo de bom que posso desejar a uma pessoa “, disse a neta, Railda Calixto.