A Hemoba e a Polícia Civil da Bahia promovem uma campanha de doação de sangue nos dias 20 e 21 de agosto, no Hemocentro Coordenador, em Salvador. O evento faz parte do “Projeto Policial Cidadão” com a participação de policiais civis e demais forças de segurança do estado. O objetivo é contribuir para o aumento dos estoques de sangue da fundação, que continuam em nível crítico. Os familiares e amigos dos servidores policiais e administrativos também poderão participar da campanha.
A doação de sangue é essencial para o atendimento de pacientes nas unidades hospitalares. Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Os hemocomponentes são utilizados em várias situações, como em lesões graves por acidentes, no tratamento oncológico ou outras formas de doenças. Os homens podem doar até 4 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações, e as mulheres podem doar até 3 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.
Onde doar
Em Salvador, as unidades fixas funcionam com o seguinte horário: Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba), de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e aos sábados, das 7h30 às 16h30; Hospital do Subúrbio, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30; Hospital Ana Nery, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30; Hospital Roberto Santos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h; Hospital Santo Antônio (OSID), de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, consultar o site da Hemoba: http://hemoba.ba.gov.br/ .
Unidade móvel
Nesta semana, para reforçar a doação de sangue, as unidades móveis da Hemoba atenderão na capital baiana no Salvador Shopping, de 20 a 24/08; no UNIFTC Paralela, em 20 e 21/08; no Corpo de Bombeiros (Iguatemi), em 22 e 23/08; no Colégio Professor Roberto Santos (Castelo Branco), no dia 24/08. O atendimento ocorre de 8h às 17h, com uma hora de intervalo para o almoço.
Critérios para doação
Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.
Fonte: Sesab/GovBA