Em coletiva nesta segunda (24), no Centro de Operações e Inteligência, em Salvador, foram revelados os novos integrantes da cúpula da Segurança Pública que passam a comandar a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Técnica. O objetivo é fortalecer a gestão integrada e técnica na segurança pública.
Na PM, assume o coronel Antônio Carlos Magalhães, ex-soldado com trajetória em operações táticas. Na Polícia Civil, o delegado André Viana, especialista em operações especiais, comanda agora a corporação. O Corpo de Bombeiros terá como novo comandante o coronel Aloísio Mascarenhas, experiente em missões nacionais e internacionais. E no Departamento de Polícia Técnica, assume Osvaldo Silva, mestre em administração pública, assume a direção.
O governador destacou a importância da renovação e agradeceu aos antecessores. A meta é modernizar as políticas de segurança para proteger a população baiana.
O que aconteceu
“Esforços para intensificar enfrentamento e diminuição de índices criminais.” O secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, disse que as mudanças anunciadas no comando das Forças de Segurança do estado são para valorizar o mérito, a experiência profissional e a qualificação técnica.
Estado tem seis das 10 cidades mais violentas do país.Santo Antônio de Jesus (BA), no recôncavo baiano, é a mais violenta por número de homicídios, com média de 94,1 homicídios para cada 100 mil habitantes. Jequié tem taxa de homicídios de 91,9; Simões Filho (81,2), Camaçari (76,6), e Juazeiro (72,3), completam a lista dos cinco maiores números de homicídios… – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2025/03/24/governador-da-bahia-troca-cupula-da-seguranca-publica.htm?cmpid=copiaecola
As nomeações serão publicadas no Diário Oficial amanhã. “É natural que mudanças aconteçam para oxigenar o trabalho”, declarou Rodrigues ao anunciar nova cúpula de segurança.
Na Polícia Militar, o coronel Antônio Carlos Silva Magalhães assume o posto de comandante-geral. O governo do estado destacou que ele foi escolhido pela sua experiência com inteligência policial. “Visto como um líder acessível, ético e estrategista”, diz o comunicado da SSP-BA (Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia). O coronel Paulo Coutinho deixa o cargo.
André Augusto de Mendonça Viana foi nomeado delegado-geral da Polícia Civil. Já no Corpo de Bombeiros, assume o coronel Aloísio Mascarenhas Fe… – Veja mais em https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2025/03/24/governador-da-bahia-troca-cupula-da-seguranca-publica.htm?cmpid=copiaecola.