O Povo News

Festival Sabores de Teixeira: SEBRAE e SENAC promovem capacitações e mentorias para os estabelecimentos participantes

Parte da programação de capacitações oferecidas pelo Festival, contemplam oficina de fotografia gastronômica e mentoria para o desenvolvimento de pratos criados exclusivamente para o evento.

A 8ª edição do Festival Sabores de Teixeira de Freitas encerrou suas inscrições no último dia 30 de junho, mas a preparação dos estabelecimentos para o evento já está a todo vapor.

A ser realizado entre os dias 05 e 22 de agosto com o tema “Volta ao Mundo”, os restaurantes, bares, lanchonetes e docerias da cidade terão a missão de conduzir o público em uma viagem gastronômica a partir de pratos inspirados na culinária mundial. Para isso, o momento requer muito estudo e planejamento na decisão de que parte do planeta irá representar, e como será desenvolvida cada receita.

Para auxiliar nesse processo, o SENAC vem promovendo uma mentoria individual para que os estabelecimentos participantes recebam orientações de como estabelecer uma ponte sólida entre o seu produto e a identidade do evento. Para este trabalho, foi convidado Uelcimar Cerqueira que além de possuir especializações em Gestão da Segurança de Alimentos, atua como instrutor de hotelaria e professor de graduação em gastronomia.

Na mentoria oferecida aos participantes, a proposta não é interferir nos padrões identitários dos estabelecimentos, mas sim pautar as orientações a partir das ideias já concebidas das iguarias para o festival, apresentando aos chefes uma ótica cultural nas escolhas, além de dividir ideias, conhecimentos e vivências no aprendizado. Também são observados pontos importantes nas ideias de confecção de novos pratos como: viabilidade, sazonalidade, e, como já explicitado, a identidade alimentar de cada restaurante.

Das empresas confirmadas, 27 já passaram pela mentoria e o feedback recebido aponta para uma grande satisfação entre os participantes. “Muito atencioso, nos apresentou muitas ideias, e se mostrou disponível para eventuais dúvidas e dicas. Gostei bastante, agora é pôr em prática pra ver como ficou o sabor”, aponta um dos participantes.

“Ele nos ajudou bastante com uma releitura adaptada para o nosso segmento, com um prato que a gente possa continuar vendendo depois” afirmou uma outra participante. “Profissional excelente, deu dicas de temas e de como deixar o produto harmônico. Falamos de receita, ingrediente, de como oferecer um prato de qualidade dentro da faixa de preço do festival, contribuiu bastante para desenvolvermos um prato de qualidade”.

O SEBRAE, um dos realizadores do evento junto à Prefeitura de Teixeira de Freitas por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ofertou a oficina “A arte de comer com os olhos”, ministrada pela especialista em fotografia gastronômica Isaura Assay, da Ori Brazil. Os participantes são estimulados a utilizar recursos simples de fotografia para fazer bons registros mesmo sem equipamento profissional. Planejamento e criatividade também foram apresentados como fatores cruciais para fazer uma boa foto, que valorize o produto e desperte o interesse em experimentá-lo.

O Festival Sabores de Teixeira tem a correalização da CDL Teixeira de Freitas e SENAC, e o apoio da TV Santa Cruz e conta ainda com o patrocínio de diversas empresas da região, dentre elas, a Pousada Casa de Maria, de Prado-BA.

AGENDA:
Festival Gastronômico Sabores de Teixeira 2021 – Volta ao Mundo
Onde: Teixeira de Freitas – BA
Quando: 05 a 22 de agosto de 2021
Realização: SEBRAE – BA e Prefeitura de Teixeira de Freitas
Correalização: CDL de Teixeira de Freitas e SENAC
Site: festivalsaboresdeteixeira.com.br
Instagram: @saboresdeteixeira

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Processo contra deputados
BF-770x535
ibametro-teste-balanca-rodovia-baiana
Demarcação terra indigena
RuiCosta-03abr204
Acao MPF
Bicho preguiça resgatado
post-1713389641
6d4f41e9-3db8-4519-87ea-83693d3cd5e6
idosos-beneficios-carteira-do-idoso-cadastro-unico-cadunico
mor
senado