O político de 70 anos, deve se candidatar a prefeito da cidade de Santa Cruz Cabrália
O ex-deputado federal, Uldurico Pinto, pai do também ex-deputado federal, Uldurico Junior, passou por recente hospitalização para tratamento e posterior recuperação da chikungunya neste mês de junho de 2023, doença causada pelo mosquito aedes aegypti, mesmo causador da dengue e zica.
Uldurico Alves Pinto nascido em 14 de janeiro de 1953, e natural de Medeiros Neto/BA) é um político brasileiro. Foi Deputado Federal entre os anos de 1987 e 1995 (PMDB e PSB) , 2007 e 2008 (PMN) e o período entre 2009 e 2011 (PHS).
É formado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), profissão exercida até sua entrada na Câmara dos Deputados, em 1987. Durante seu mandato, também foi autor do Projeto de Lei nº 3.105, de 1989, regulando a taxa de juros reais cobrada pela concessão de crédito para que ela não pudesse ser superior a 12% ao ano. Também votou favoravelmente ao impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, em 1992.
Com o final do mandato, em 1997, assumiu o cargo de secretário da saúde de Porto Seguro (BA). Retornou ao Congresso em 2007, como suplente. Contudo, devido aos afastamentos dos deputados titulares, assumiu o cargo por diversas vezes no período. Deixou o cargo em 2011, após não alcançar a reeleição no processo eleitoral de 2010.
O político de 70 anos, deve se candidatar a prefeito da cidade de Santa Cruz Cabrália, na Costa do Descobrimento, com apoio do irmão, o ex-prefeito da cidade e também de Porto Seguro, José Ubaldino Pinto (Bahiano). Vale lembrar que, Bahiano, foi o segundo mais bem votado nas eleições municipais em 2020, no município de Santa Cruz Cabrália e quer transferir seu capital político para o irmão.
Segundo uma familiar de Uldurico, o político já está recuperado e deve nos próximos dias continuar com as articulações políticas visando sua candidatura rumo a disputa da prefeitura municipal de Santa Cruz Cabrália em 2024.
A política cabraliense, caso se confirma o nome de Uldurico, a disputa deve se acirrar com o candidato indicado pelo atual prefeito, Agnelo Santos (AVANTE). Isso devido ao fato, da desnutrição política de Loredano Júnior, que minguou politicamente, devido seus posicionamentos políticos, ficando o óbvio, que a briga pela cadeira da prefeitura, deve ser travada entre os Pinto e o(a) candidato(a) de Agnelo Santos; devendo ser considerado que o desenho político só terá formato definitivo após o atual prefeito indicar quem será seu candidato(a) a sucessão em 2024.
Portal SBN