De acordo com o vereador Uivamthê Brito Andrade, conhecido como Tequinha, a prefeitura de Teixeira de Freitas está repleta de funcionários ilegais. Isso porque, muitos deles são parentes do prefeito; vereadores beneficiados pelo prefeito e também de funcionários do auto escalão da prefeitura. O vereador começa seu discurso dizendo que a a moralidade não pode ter prazo de validade.
De acordo com Tequinha, o presidente da Casa fala sobre moralidade mas albergava, ao contrario do que dizia, vários amigos indicados por ele que, a despeito de ser da oposição, foram mantidos pelo governo Temóteo Brito. O vereador citou, nome por nome e ao final dezenas de pessoas haviam sido citadas como beneficiadas, apesar do antagonismo do atual presidente, contra a gestão anterior.
“Quero dizer, sem demagogia, que vereador nenhum participa da base do governo, se não tiver cargos. Pode ter certeza disso. Tem que ter cargos. Isso é uma prática que vem acontecendo ha muito tempo, pode ter certeza. Vamos deixar de ser imorais e falar a verdade sem ter vergonha de esconder o passado, que é isso o que se faz aqui hoje”. disse Tequinha.
O parlamentar explica que o presidente da Casa Legislativa Marcos Belittardo, bem como vários vereadores têm diversas pessoas contratadas pela atual gestão e que são parentes assim como “secretários que têm a família, quase toda, empregada”.
O vereador Marcos Belittardo não entrou no mérito do Nepotismo mas enfatizou a importância do caráter . O vereador falou de um dos casos citados pelo antagonista ao explicar que o profissional que hoje também é chefe de gabinete foi mandado embora pelo prefeito anterior graças a um “instinto de vingança” juntamente com o seu irmão, o atual prefeito, Marcelo Belittardo, que retornou ao cargo, somente por ser concursado.
O parlamentar citou pessoas e usou palavras fortes para descrever a falta de habilidade de alguns profissionais e, posteriormente, citou uma lista de irregularidades que considerou pontuais em sua luta por moralidade no mandato passado, entre elas, a representação das Empresas Bella vista Ltda; GM&S; ASIS Rodrigues (empresa ligada ao escândalo dos Gases Medicinais).
“Esse ano, quando ví que foi renovado o contrato com a Max Clean, no mesmo dia, fui a Secretaria de Saúde. Essa empresa é uma porcaria (…) Eu sou puxa-saco? Eu vivo puxando saco de secretário? Eu puxo o meu saco e não o de ninguém”. refutou, Belittardo de forma apaixonada e chamou os vereadores que concordaram com Tequinha de maus caráteres.