A maçã é originária do sul da Ásia e do Cáucaso, e acredita-se que seja cultivada há mais de 2000 anos. A maçã foi introduzida na Europa na pré-história e, nos séculos recentes, foi trazida para as Américas, África e Oceania por navegadores e migrantes.
No Brasil, o cultivo da maçã começou provavelmente no município de Valinhos-SP, em 1926. A maçã se espalhou rapidamente pelo país devido ao clima temperado e à terra fértil. Hoje em dia, as maçãs são vastamente plantadas e colhidas nas regiões Sul e Sudeste, especialmente em Santa Catarina.
É uma fruta saborosa, nutritiva e versátil, que pode ser consumida in natura ou em diversas receitas.
As maçãs foram introduzidas na América do Norte pelos colonos no século XVII, e o primeiro pomar de macieira no norte do continente americano foi plantada em Boston pelo Reverendo William Blaxton em 1625.
Na mitologia céltica, esta fruta simboliza a magia, a imortalidade e o conhecimento. Para os medievais era confortante o sentido da maçã como Ilha dos Bem-aventurados, possibilitando o acesso dos indivíduos num mundo semelhante ao paraíso e que se localizava paralelamente ao mundo terreno.
7 benefícios da maçã para a saúde
- Promove a saúde cardiovascular. …
- Benéfica contra o diabetes. …
- Fortalece o sistema imunológico. …
- Melhora o funcionamento do intestino. …
- Promove a saúde da pele. …
- Ajuda na perda de peso. …
- Proteção contra doenças degenerativas.
Segundo o IBGE, Santa Catarina lidera este ranking com uma produção anual de 635 mil toneladas, seguido por Rio Grande do Sul com 628 mil toneladas, Paraná com 30 toneladas, São Paulo com quatro toneladas e Minas Gerais com três toneladas. Desta forma, Santa Catarina representa 49% de toda produção nacional de maçã.
Qual é o consumo per capita de maçã nos maiores produtores mundiais? O consumo per capita da China, em 2007, foi de 20,21 kg, dos Estados Unidos, 12,25 kg, da Polônia, 19,31 kg, do Irã, 36,46 kg, e da Turquia, 33,60 kg.