Gilson de Castro, um dos mais importantes estudiosos da trova brasileira, na verdade tinha uma profissão bem distante da poesia: ele era um dos mais renomados cirurgiões-dentistas do país. O Dia do Trovador homenageia sua data de nascimento, 18 de julho de 1916, no Rio de Janeiro. Após adotar o pseudônimo literário Luiz Otávio, ele publicou, em 1956, Meus Irmãos, os Trovadores, uma coletânea de mais de duas mil trovas de 600 autores brasileiros. Em 1966, Luiz Otávio fundou a União Brasileira de Trovadores – UBT -, com sede no Rio de Janeiro. Ele morreu em Santos, no ano de 1977.
Trovador” é uma palavra derivada do provençal ‘trobador’ (poeta), proveniente do verbo ‘trobar’ (compor versos). Todo trovador é poeta, mas nem todo poeta é trovador, pois nem todos sabem metrificar, visto que a trova é um poema de quatro versos em redondilha maior (heptassílabos) com rima e sentido completo. Quando surgiu, estava intimamente ligada à poesia da Idade Média, época em que trova era sinônimo de poema e letra de música.
A trova geralmente fala da cultura, da região e dos costumes do povo. Destaca-se na região do sul do Brasil, onde gaúchos improvisam versos se enfrentando em forma de poesia. Conhecidos como grandes trovadores estão Teixeirinha, Mary Terezinha, Gildo de Freitas, entre outros.
Ainda, de acordo com Jorge Amado, “não pode haver criação literária mais popular e que mais fale diretamente ao coração do povo do que a trova. É através dela que o povo toma contato com a poesia e por isto mesmo a trova e o trovador são imortais”.
Gêneros de Trovas
- Trovas Líricas – fala de sentimentos, amor, saudade, etc;
- Trovas Filosóficas – fala de ensinamentos, pensamentos, etc;
- Trovas humorística – trovas que se propõe a fazer rir.
Cultura brasileira
No estado brasileiro do Rio Grande do Sul, “trovador” é o repentista, que improvisa em sextilha no estilo de trova. A maior referência deste estilo artístico no Brasil é Gildo de Freitas. Um dos grandes nomes da trova gaúcha da década de 1960, mais conhecido como “o Guri”, o lendário Adão Duarte, trovava na região missioneira do estado gaúcho e impressionava a todos com seu grande talento e versos emocionantes.
Depois que Luiz Otávio Gilson de Castro e J. G. de Araújo Jorge promoveram os “I Jogos Florais de Nova Friburgo”, no Rio de Janeiro, em 1960, dando projeção nacional ao evento, que perdura até os nossos dias, trovador também passou a ser a designação do poeta que faz trova literária.