O Povo News

Dia do Sociólogo, 10 de Dezembro

O termo sociologia é derivado da palavra em francês sociologie. Esta, por sua vez, é a junção do termo em grego logos, que significa ciência e da palavra em latim socius, que era traduzida como social.

De maneira geral, a Sociologia é uma área dentro dos estudos de ciências sociais voltada a estudar o comportamento humano. Sendo assim, devem ser levadas em consideração todas as variáveis que podem alterar de alguma maneira o comportamento de um indivíduo.

As principais dessas variáveis são a cultura do local, situação econômica e até mesmo a faixa etária e de educação de todos os envolvidos no estudo, só para exemplificar.

Sendo assim, um sociólogo deve ter a capacidade de fazer uma análise das interações humanas. Usando para isso fontes de pesquisa e levantamento dos dados coletados, com o objetivos de produzir informações relevantes.

É bastante comum as pessoas pensarem que um sociólogo trabalha apenas dando aulas. Isso, no entanto, não é verdade. Eles podem atuar em diversas áreas, seja no setor público ou privado. A principal área de atuação de um profissional da sociologia é na docência.

Outro campo de atuação muito procurado por profissionais da área é na pesquisa. Uma curiosidade é que a pesquisa é considerada por muitos profissionais como sendo a principal função de um sociólogo. Além disso, as pesquisas podem abranger diversas áreas. Como no campo social, eleitoral, científico ou sobre o mercado de trabalho e opinião pública sobre determinados assuntos, por exemplo.

Os resultados destas são muitas vezes utilizados como base para a elaboração de políticas públicas ou melhora nas campanhas de empresas.

Por fim, um sociólogo pode trabalhar assessorando partidos políticos e empresas. Além de poder trabalhar escrevendo textos com cunho político para publicações ou ainda coordenar a criação e execução de diversos projetos sociais.

  • A sociologia é um campo de estudo bem recente na história da humanidade, tendo surgido apenas na metade do século 19. No entanto, já houve diversos nomes que se tornaram importantes por conta de suas pesquisas e colaborações no entendimento da sociedade atual. Os principais são: Augusto Comte,que cunhou o termo sociologia em 1838.
  • Karl Marxe Friedrich Engels, que escreveram as obras “O Capital” e “O manifesto comunista”.
  • Émile Durkheim, que é considerado um dos pais da sociologia e fundou em 1904 o primeiro departamento voltados aos estudos dela no Reino Unido.
  • Max Weber, fundou em 1919 um departamento para os estudos da sociologia em uma universidade da Alemanha.
  • Pierre Bourdieu, que estudou sobre a sociedade moderna e as suas formas de desigualdade social e controle.
  • Theodor W. Adorno,que é considerado um dos principais nomes da escola de Frankfurt e um dos criadores do conceito batizado de indústria cultural.

A sociologia surgiu em uma época que a sociedade estava passando por profundas mudanças políticas, econômicas e sociais. Ficando marcada principalmente pela revolução industrial e pela revolução francesa.

Por isso, o filósofo francês Augusto Comte idealizou um novo campo de estudos que fosse capaz de unificar todas as esferas das relações humanas. Como por exemplo a história, a economia e até a psicologia para entender as mudanças que estavam ocorrendo no período.

 

 

 

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Imagem do WhatsApp de 2024-07-19 à(s) 06.07
Imagem do WhatsApp de 2024-07-18 à(s) 07.34
OIF
2344er
agora3_33
download
FmxpEXGWQBYF6ba
1000386008-300x200
R
governador-jeronimo-divulgacao-GOVBA-1000x530-1-e1705379913161-1728x800_c
Imagem do WhatsApp de 2024-07-17 à(s) 11.46
R