No dia 27 de agosto, comemora-se o Dia do Psicólogo, uma data que tem como objetivo principal valorizar a importância do cuidado com a saúde mental e reconhecer o trabalho essencial desses profissionais.
Afinal, em um mundo cada vez mais acelerado e estressante, cuidar da mente se tornou uma necessidade urgente, principalmente no ambiente de trabalho, trabalho que se inicia, e que pode prevenir o estresse do dia a dia.
Nesse e em outros contextos, os psicólogos desempenham um papel fundamental ao oferecer suporte emocional, diagnóstico e tratamento de transtornos mentais, além de promover o autoconhecimento e a qualidade de vida das pessoas.
Neste post, vamos explorar a relevância do Dia do Psicólogo na conscientização sobre a saúde mental, como essa data pode contribuir para a valorização dos profissionais dessa área tão essencial e quais ações você pode promover na empresa para celebrar a data.
História da Psicologia no Brasil
No Brasil, a história da psicologia começa no início do século 20, chegou por meio de profissionais que estudaram na Europa ou nos Estados Unidos.
A partir disso, foi no início da década de 1950 que foram criados os dois primeiros cursos de graduação em Psicologia no país.
Em 1953 iniciou-se o primeiro curso superior autônomo de Psicologia, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC).
No mesmo ano, a congregação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (USP), aprovou a criação do curso de Psicologia da instituição, que só começou a funcionar efetivamente em 1958.
E como dito anteriormente, em 27 de agosto de 1962 foi criada a lei 4.119, regulamentando a profissão do psicólogo no país pelo então presidente João Goulart.
Para apoiar esse trabalho, em 17 de junho de 1971 surgiu o Conselho Federal de Psicologia (CFP).
Hoje, conforme dados do CensoPsi 2022, maior levantamento de informações realizado pelo CFP sobre o exercício profissional da Psicologia no Brasil, realizado entre 2021 e 2022 com 20.207 psicólogos(as), a distribuição dos profissionais é de :
- 79,2% dos profissionais são mulheres;
- 20,1% são homens.
Já em relação à idade, 50% dos profissionais de Psicologia têm até 39 anos, conforme a pesquisa, mostrando um perfil relativamente jovem de profissionais da área.
Importância do profissional de psicologia organizacional nas empresas
A psicologia organizacional desempenha um papel fundamental nas empresas modernas, pois proporciona uma compreensão mais profunda do comportamento organizacional.
O profissional de psicologia organizacional é responsável por analisar e avaliar os processos internos da empresa, identificando problemas relacionados aos colaboradores como:
- Motivação;
- Produtividade;
- Relacionamento interpessoal;
- Bem-estar dos colaboradores.
Além disso,o psicólogo organizacional também atua no recrutamento e seleção de novos talentos, ajudando a garantir que a empresa tenha uma equipe coesa e alinhada com os valores organizacionais.
Através de técnicas de diagnóstico, intervenção e acompanhamento, o profissional de psicologia organizacional contribui para a criação de um ambiente de trabalho saudável e produtivo, promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores.
Afinal, um funcionário com boa saúde mental é mais resiliente, capaz de lidar com pressões e adversidades de forma construtiva.
Isso se traduz em uma equipe mais equilibrada emocionalmente e menos propensa à Síndrome de Burnout, problemas de saúde mental ou de saúde ocupacional, além de mais produtiva e engajada.
Vikram Patel, defensor da saúde mental, fala sobre a importância de treinamentos de membros de comunidades para realizar intervenções na saúde mental no Ted Talk “Saúde mental para todos envolvendo a todos”, com conceitos que podemos aplicar no dia a dia da empresa.