O Povo News

Dia do Músico 22 de novembro

O Dia do Músico é comemorado em 22 de novembro em homenagem a Santa Cecília, padroeira dos músicos. Essa data é um momento de celebrar e reconhecer a importância dos músicos e da música em nossas vidas.

Os músicos – ou musicistas, são aqueles profissionais que atuam no estudo e composições musicais nos mais diversos instrumentos. O Brasil é um país que conta com musicistas mundialmente conhecidos, principalmente aqueles que construíram a carreira na Música Popular Brasileira (MPB), como Gilberto Gil, Caetano Veloso, João Gilberto, Sérgio Mendes, Elis Regina, entre outros.

Com tantos expoentes, o país tem uma data destinada a celebrar todos esses profissionais. Dia 22 de novembro é o Dia do Músico no Brasil. Essa data foi escolhida em homenagem à Santa Cecília, considerada pelos católicos a padroeira dos músicos.

Santa Cecília nasceu em Roma em meados do século III. A jovem costumava participar das missas do Papa Urbano I e era uma cristã bastante devota. No entanto, um dia, sem saber, foi prometida por seu pai para se casar com Valeriano, um homem pagão.

Diz a lenda que, na noite de núpcias, Cecília recusou-se a perder a virgindade e cantou para o esposo a beleza de manter a castidade.

O canto de Cecília convenceu Valeriano a manter a esposa virgem. Na verdade, o marido se emocionou tanto que decidiu se converter ao cristianismo e sair da vida pagã.

Mais tarde, Cecília se enfrentaria aos funcionários da corte romana e seria torturada a fim de renunciar sua fé. No entanto, qual mais lhe submetiam aos sofrimentos, mais ela se mostrava disposta e cantava a Deus. Foi condenada a morte e decapitada e em 1594 nomeada padroeira da música pelo papa Gregório XIII.

É importante destacar que para ser um musicista no Brasil, não é necessário que haja um registro de alguma instituição específica que o reconheça, como a Ordem dos Músicos do Brasil. Além disso, o profissional da música também pode, ou não, ter a formação técnica ou acadêmica, como em uma graduação em Música, ou em um curso livre relacionado à área.

Santa Cecília é considerada a padroeira dos músicos devido à sua história de devoção à música e ao cristianismo. Segundo a tradição, Cecília cantava para Deus enquanto tocava diversos instrumentos musicais. Sua paixão pela música e sua fé inspiraram muitas pessoas e, por isso, a Igreja Católica a consagrou como protetora dos músicos.

A música tem o poder de nos transportar para outros lugares, emocionar, relaxar e até mesmo nos ajudar a expressar nossos sentimentos. O Dia do Músico é uma oportunidade para refletir sobre o papel da música em nossas vidas e agradecer aos músicos que, com sua arte, tornam nosso mundo mais belo e harmonioso.

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

lula-e-lira
1_g20-35126769
bolsonaro-1
Deam Porto Seguro
IMAGEM_NOTICIA_1
nova-carteira-de-identidade-20191014-1133710293
doleira_nelma_kodama
Cristiano-Zanin-
DHFSHDSH
20240220_091958
Site-Sebrae-Redesoft
csm_crianca_desaparecida_pixabay_8a9c0285ea