O Povo News

Dia do Enólogo 22 de outubro

O enólogo é um profissional importante e fundamental em todo o processo de elaboração do vinho até a venda. O que acha da ideia de comemorar o Dia do Enólogo abrindo uma garrafa de vinho e apreciar o resultado do nobre trabalho desses profissionais?

O Dia do Enólogo é comemorado em 22 de outubro. Este profissional é responsável desde os processos da elaboração do vinho até a venda da bebida. A palavra enólogo é de origem grega e tem como explicação literal “quem tem profundos conhecimentos em vinhos”.

A homenagem aos enólogos, por ser em plena primavera, remete a vinhos refrescantes e pratos leves. Reunimos os tipos da bebida que combinam com a estação florida e opções de receitas para harmonizações deliciosas. Confira!

O trabalho do enólogo inicia antes mesmo da plantação das uvas. Este profissional é responsável por estudar todas as etapas do processo de elaboração do vinho, que começa na análise da terra, o clima do local, escolhas das mudas, maneiras de irrigar, técnicas para plantação, poda e até o modo de colheita. O profissional estuda ainda as castas das uvas e suas as características transmitidas ao vinho.

Após a colheita da uva, o enólogo define as técnicas para a produção do vinho, o tempo de amadurecimento e o momento em que será comercializado.

Já que o Dia do Enólogo é comemorado durante a primavera, reunimos os tipos de vinhos ideais para estação e opções de pratos que harmonizam com a bebida.

O frescor e leveza dos vinhos rosé e branco são características ideias para serem apreciadas durante a primavera. O visual colorido e o aroma floral também são combinações que remetem à estação das flores.

Os vinhos rosé combinam com frutos do mar como camarão, peixes grelhados, tábua de frios, massas, risotos, carnes vermelhas e também com pizza. Veja aqui no blog do Carone dicas excelentes de harmonização com pizzas! Mas se a sua preferência for por pratos mais elaborados, confira nossa receita de risoto de camarão.

Queijos frescos, carnes brancas como frango e risotos são opções deliciosas de harmonização com vinho branco. Em nossa loja online e nas lojas físicas, contamos com diversas opções de queijos especialmente armazenados para conservação do sabor. Já que carnes brancas é uma boa pedida, que tal aprender a fazer um fricassê de frango?

Contamos com mais de 170 opções de rótulos em nossa adega para você escolher os de sua preferência.

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

Ao-apresentar-um-ou-mais-sintomas-da-Dengue-e-imprescindivel-que-a-pessoa-procure-um-servico-de-saude-para-diagnostico-e-tratamento-adequado
buzu-obitos-1-1
stf-foto-divulgacao
01HV4N7Y4VV8557B82P3QDS2QT
download
incendio-Amazonia1
dengue
Lula
SergioMoro-Podemos-Filiacao-Candidatura-Presidente-AlvoaroDias-RenataAbreu-39-scaled-1-848x477-1
1664292344633315f8bf64b_1664292344_3x2_md
20240409_102426
Carros-transito