O Povo News

Dia 5 de dezembro é o dia nacional da acessibilidade

Nesta terça-feira, celebra-se o Dia Nacional da Acessibilidade. A data tem como objetivo favorecer a conscientização e estimular uma ação proativa em direção à construção de uma sociedade mais inclusiva e solidária que viabilize a igualdade de oportunidades. No último sábado (3) também comemorou-se o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, data criada pelas Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1992, com o objetivo de promover a mobilização em defesa da dignidade, dos direitos e do bem estar das pessoas vivendo com deficiências.

Segundo dados do Relatório Mundial da Deficiência da OMS e do Banco Mundial, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo possuem algum tipo de deficiência. Apesar dos avanços ocorridos na garantia dos seus direitos, em todo o mundo elas ainda enfrentam barreiras de naturezas diversas e estão entre os grupos mais excluídos dos serviços existentes na sociedade, como saúde, educação e emprego.

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o termo acessibilidade é a “possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para a utilização com segurança e autonomia, de edificações, espaços, mobiliários, vias públicas, equipamentos urbanos e transporte coletivo.” Nesta visão, o termo “acessível” se torna um atributo essencial do ambiente que garante a melhoria de qualidade de vida para todas as pessoas, com ou sem deficiência, lembrando que a inclusão é uma condição essencial para defender os direitos humanos, o desenvolvimento sustentável, a paz e a segurança.

Contudo, existem outros tipos de acessibilidades tão necessárias quanto o livre acesso aos espaços físicos. O conceito de acessibilidade pressupõe a remoção de barreiras não apenas arquitetônicas, mas também comunicacionais, metodológicas, instrumentais, pragmáticas e atitudinais. Neste ano, as Nações Unidas celebraram o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência dando destaque para o papel da inovação na construção de um mundo mais acessível e equitativo. Nesta perspectiva, evidencia-se a importância da promoção da acessibilidade em ambientes virtuais, como sites, redes sociais, smartphones e aplicativos, e também a necessidade de investimentos cada vez mais substanciais em tecnologia assistiva, que incluem dispositivos como cadeira de rodas, aparelhos auditivos, software, leitor de tela e óculos.

Compartilhe nas redes sociais:

Leia mais

lula-e-lira
1_g20-35126769
bolsonaro-1
Deam Porto Seguro
IMAGEM_NOTICIA_1
nova-carteira-de-identidade-20191014-1133710293
doleira_nelma_kodama
Cristiano-Zanin-
DHFSHDSH
20240220_091958
Site-Sebrae-Redesoft
csm_crianca_desaparecida_pixabay_8a9c0285ea